O PAPEL DO “OUTRO” NA INTERAÇÃO ENTRE APRENDIZES DE L2 NO DESENVOLVIMENTO DE SUA AUTONOMIA SOCIOCULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v14i6.64376Palavras-chave:
autonomia sociocultural, interação, aprendizesResumo
Este artigo é parte de uma pesquisa de dissertação de mestrado intitulada O ‘outro’ na interação entre aprendizes de L2 com vistas à autonomia sociocultural (ROSA, 2015). O objetivo do trabalho de campo foi entender e analisar de que forma a construção da autonomia sociocultural de aprendizes de L2 pode (ou não) ser propiciada por meio da interação entre os pares ao realizarem uma tarefa em sala de aula. Por autonomia sociocultural, no presente trabalho lançamos mão da proposta de Oxford (2003), em que autora propõe duas versões socioculturais de autonomia: sociocultural I, em que o desenvolvimento da autonomia ocorre na interação com o outro e por meio da mediação com o par mais experiente e, sociocultural II, cujo objetivo principal não é a autonomia em si, mas a participação na comunidade de prática. A análise das interações entre aprendizes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da rede pública no Estado do Rio de Janeiro mostrou que apesar de por meio da interação os aprendizes terem a oportunidade de colaborar, trocar ideias, negociar significados etc., favorecendo o desenvolvimento da autonomia sociocultural, dificuldades, conflitos e tensões também podem surgir durante esse processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.