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O ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA: RETROSPECTIVA E DESAFIOS

Lucas Leal Teixeira, Noemi Campos Freitas Vieira, Simone Maria de Oliveira Coelho e Sales

Resumo


O presente artigo se propõe a uma discussão sobre o lugar da literatura na escola. Parte, primeiramente, de uma reflexão sobre o potencial da literatura enquanto instrumento de crítica e reflexão, que propicia ao leitor uma experiência singular com a linguagem. Neste contexto, buscou-se entender como a literatura foi abordada ao longo do tempo na escola, até assumir caráter meramente didático, deixando de lado sua possibilidade de leitura enquanto fruição. Como alternativa a essa excessiva pedagogização da literatura, é que se multiplicaram recentemente as discussões sobre o letramento literário, uma via possível para o ensino de literatura que busca a autonomia do leitor e o prazer do texto. Dessa forma, a literatura deixaria de ser vista apenas em seu caráter de obrigatoriedade e, em alguns casos, até de deslocamento no tempo, para assumir sua verdadeira função: a de emancipadora de consciências por meio de sua configuração particular da linguagem.

Palavras-chave


leitura; letramento literário; escola

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v14i3.62364