O ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA: RETROSPECTIVA E DESAFIOS

Autores

  • Lucas Leal Teixeira
  • Noemi Campos Freitas Vieira
  • Simone Maria de Oliveira Coelho e Sales

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.62364

Palavras-chave:

leitura, letramento literário, escola

Resumo

O presente artigo se propõe a uma discussão sobre o lugar da literatura na escola. Parte, primeiramente, de uma reflexão sobre o potencial da literatura enquanto instrumento de crítica e reflexão, que propicia ao leitor uma experiência singular com a linguagem. Neste contexto, buscou-se entender como a literatura foi abordada ao longo do tempo na escola, até assumir caráter meramente didático, deixando de lado sua possibilidade de leitura enquanto fruição. Como alternativa a essa excessiva pedagogização da literatura, é que se multiplicaram recentemente as discussões sobre o letramento literário, uma via possível para o ensino de literatura que busca a autonomia do leitor e o prazer do texto. Dessa forma, a literatura deixaria de ser vista apenas em seu caráter de obrigatoriedade e, em alguns casos, até de deslocamento no tempo, para assumir sua verdadeira função: a de emancipadora de consciências por meio de sua configuração particular da linguagem.

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Publicado

2019-07-26

Como Citar

Teixeira, L. L., Vieira, N. C. F., & Sales, S. M. de O. C. e. (2019). O ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA: RETROSPECTIVA E DESAFIOS. Revista X, 14(3), 105–120. https://doi.org/10.5380/rvx.v14i3.62364

Edição

Seção

Artigos para número atemático