A EXPANSÃO DA LÍNGUA INGLESA E SEU IMPACTO NOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INGLÊS EM CURSOS DE LETRAS: UM DIÁLOGO REFLEXIVO

Autores

  • Regina Célia Halu Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Francisco Carlos Fogaça Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v13i2.61246

Palavras-chave:

globalização, multilinguismo, inglês como língua franca, inglês como meio de instrução, linguicismo

Resumo

Este diálogo reflexivo que apresentamos a seguir começou como uma entrevista piloto com o professor Francisco Fogaça para a pesquisa desenvolvida por Regina Halu durante seu estágio de pós-doutorado. A pesquisa buscava investigar os impactos do fenômeno da expansão da língua inglesa no mundo nas atitudes e práticas pedagógicas de professoras e professores de língua inglesa atuando em cursos de Letras. Nós vínhamos pesquisando juntos sobre formação de professores de línguas em nosso grupo de pesquisa, e já vínhamos refletindo sobre as mudanças na formação de professores e no ensino de inglês a partir do questionamento do status da língua inglesa. A entrevista foi se alongando no tempo e tomando corpo como um diálogo que veio a refletir não apenas sobre nossas atitudes e práticas como professores de Letras em tempos de inglês em expansão, mas também em temas como crenças de aprender e ensinar línguas, formação inicial e continuada de professores de inglês, soluções locais em um mundo globalizado,  multilinguismo, linguicismo e inglês como meio de instrução.

 

Downloads

Publicado

2018-09-13

Como Citar

Halu, R. C., & Fogaça, F. C. (2018). A EXPANSÃO DA LÍNGUA INGLESA E SEU IMPACTO NOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DE INGLÊS EM CURSOS DE LETRAS: UM DIÁLOGO REFLEXIVO. Revista X, 13(2), 1–14. https://doi.org/10.5380/rvx.v13i2.61246