O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA DOS SURDOS BRASILEIROS: UMA APRESENTAÇÃO PANORÂMICA

Autores

  • Giselli Mara da Silva Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51140

Palavras-chave:

português como segunda língua, surdos, Libras, educação bilíngue

Resumo

Neste artigo, pretende-se apresentar e discutir, de forma panorâmica, questões pertinentes à situação dos surdos brasileiros como aprendizes e usuários de português como segunda língua (PL2). O trabalho dialoga com estudos sobre o bilinguismo e a educação bilíngue dos surdos e sobre os processos de aquisição e de ensino-aprendizagem de PL2 no caso desse grupo. Destaca-se a importância da educação bilíngue como proposta adequada às necessidades linguísticas da comunidade surda, como minoria linguística, já que visa garantir o acesso pleno à Libras como primeira língua e ao PL2. No que tange especificamente à condição dos surdos como usuários e aprendizes de PL2, ressaltam-se: (i) as necessidades desses aprendizes, tais como o uso do português escrito em várias esferas sociais; (ii) as semelhanças dos surdos com outros aprendizes de PL2; e (iii) as especificidades dos aprendizes surdos. Finalmente, destacam-se as especificidades dos surdos no que tange à apreensão visual da língua escrita, a mediação da Libras na aprendizagem de PL2 bem como as características da escrita da pessoa surda e a importância de uma avaliação coerente.

Biografia do Autor

Giselli Mara da Silva, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (FALE-UFMG)

Possui graduação em Letras/ Licenciatura em Português pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais - FALE-UFMG (2004), mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e atualmente cursa o Doutorado em Estudos Linguísticos na FALE-UFMG. Desde 2004, atua na área de ensino de português como segunda língua para surdos, especialmente na formação de professores nessa área, e nos últimos anos têm desenvolvido projetos de pesquisa e extensão nessa área. Atualmente é professora na FALE-UFMG. Tem experiência na área de Linguística e de Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: ensino de português como segunda língua para surdos, bilinguismo dos surdos e bilinguismo e processamento da linguagem.

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

Silva, G. M. da. (2017). O PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA DOS SURDOS BRASILEIROS: UMA APRESENTAÇÃO PANORÂMICA. Revista X, 12(2). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.51140

Edição

Seção

Artigos Especiais