DESLOCAMENTOS LINGUÍSTICOS E SUBJETIVOS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO TEATRO E DE SUAS TÉCNICAS

Autores

  • Valdeni da Silva Reis Universidade Federal de Minas Gerais
  • Yedda Soares Costa UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50198

Palavras-chave:

Ensino da LI, Teatro, Técnicas teatrais, deslocamentos subjetivos, desenvolvimento linguístico

Resumo

O presente trabalho pretende analisar os impactos e os desdobramentos do ensino da Língua Inglesa (LI) por meio do teatro e de suas técnicas. Durante quase quatro meses, aulas semanais de LI foram ministradas utilizando recursos teatrais. Entrevistas iniciais e finais foram realizadas na língua-alvo com os participantes da pesquisa para análise do desenvolvimento linguístico. Relatos escritos pelos participantes foram também coletados e analisados ao final de cada aula. Os resultados indicam que, além de aprender e aprimorar a LI, principalmente no que se refere ao desenvolvimento do vocabulário e da pronúncia, o teatro fez com que os participantes perdessem o medo (de errar) e se arriscassem a falar usando a LI, proporcionando deslocamentos na constituição subjetiva do aluno. Pode-se concluir, portanto, que o uso do teatro como estratégia pedagógica para o ensino da LI é uma técnica que pode contribuir para o processo de aprendizagem, promover a motivação e levar ao deslocamento subjetivo dos alunos.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Reis, V. da S., & Costa, Y. S. (2017). DESLOCAMENTOS LINGUÍSTICOS E SUBJETIVOS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO TEATRO E DE SUAS TÉCNICAS. Revista X, 12(3). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50198

Edição

Seção

Artigos para número atemático