DESLOCAMENTOS LINGUÍSTICOS E SUBJETIVOS NA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA INGLESA POR MEIO DO TEATRO E DE SUAS TÉCNICAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50198Palavras-chave:
Ensino da LI, Teatro, Técnicas teatrais, deslocamentos subjetivos, desenvolvimento linguísticoResumo
O presente trabalho pretende analisar os impactos e os desdobramentos do ensino da Língua Inglesa (LI) por meio do teatro e de suas técnicas. Durante quase quatro meses, aulas semanais de LI foram ministradas utilizando recursos teatrais. Entrevistas iniciais e finais foram realizadas na língua-alvo com os participantes da pesquisa para análise do desenvolvimento linguístico. Relatos escritos pelos participantes foram também coletados e analisados ao final de cada aula. Os resultados indicam que, além de aprender e aprimorar a LI, principalmente no que se refere ao desenvolvimento do vocabulário e da pronúncia, o teatro fez com que os participantes perdessem o medo (de errar) e se arriscassem a falar usando a LI, proporcionando deslocamentos na constituição subjetiva do aluno. Pode-se concluir, portanto, que o uso do teatro como estratégia pedagógica para o ensino da LI é uma técnica que pode contribuir para o processo de aprendizagem, promover a motivação e levar ao deslocamento subjetivo dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.