GOOD LUCK OR BAD LUCK? UMA AULA DE LEITURA NA TELA EM LÍNGUA INGLESA

Autores

  • Patricia Mara de Carvalho Costa Leite Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marilane de Abreu Lima Miranda UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50195

Palavras-chave:

aula de língua inglesa, ensino de leitura em tela, estratégias de leitura

Resumo

Este artigo apresenta a construção e a análise de uma aula de língua inglesa para o oitavo ano, em um grupo de 35 alunos, realizada em uma escola pública em uma pequena cidade de Minas Gerais, cujo foco é o ensino de leitura em tela. Nossas perguntas de pesquisa são: Há alguma inovação trazida pelo projeto para a sala de aula? Que contribuições ele oferece para o ensino de leitura? Para tanto desenvolvemos uma aula sobre “superstições”, baseada no tópico oferecido pelo livro didático adotado pela escola e ancorada nas teorias sobre leitura, língua/linguagem e letramento de Coscarelli e Cafiero (2013), Soares (2010), Kleiman (2004) e Bräkling (2004), notadamente. Posteriormente, aplicamos um questionário para o professor e um para os alunos, a fim de obtermos um feedback do processo. Os resultados evidenciam que a leitura em tela pode atrair a atenção dos alunos, motivando-os a lerem mais, tanto na tela quanto no papel e que as estratégias de leitura contribuem para a compreensão do texto, bem como para derrubar possíveis barreiras em relação à leitura do texto em língua inglesa.

Biografia do Autor

Patricia Mara de Carvalho Costa Leite, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Estudos Linguísticos

Marilane de Abreu Lima Miranda, UFMG

Graduada em Letras - Português/Inglês pela FUNCEC - M.G.; Mestra em Estudos Linguísticos pela UFMG; Doutoranda em Estudos LInguísticos pela UFMG

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Carvalho Costa Leite, P. M. de, & Miranda, M. de A. L. (2017). GOOD LUCK OR BAD LUCK? UMA AULA DE LEITURA NA TELA EM LÍNGUA INGLESA. Revista X, 12(3). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50195

Edição

Seção

Artigos para número atemático