GOOD LUCK OR BAD LUCK? UMA AULA DE LEITURA NA TELA EM LÍNGUA INGLESA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50195Palavras-chave:
aula de língua inglesa, ensino de leitura em tela, estratégias de leituraResumo
Este artigo apresenta a construção e a análise de uma aula de língua inglesa para o oitavo ano, em um grupo de 35 alunos, realizada em uma escola pública em uma pequena cidade de Minas Gerais, cujo foco é o ensino de leitura em tela. Nossas perguntas de pesquisa são: Há alguma inovação trazida pelo projeto para a sala de aula? Que contribuições ele oferece para o ensino de leitura? Para tanto desenvolvemos uma aula sobre “superstições”, baseada no tópico oferecido pelo livro didático adotado pela escola e ancorada nas teorias sobre leitura, língua/linguagem e letramento de Coscarelli e Cafiero (2013), Soares (2010), Kleiman (2004) e Bräkling (2004), notadamente. Posteriormente, aplicamos um questionário para o professor e um para os alunos, a fim de obtermos um feedback do processo. Os resultados evidenciam que a leitura em tela pode atrair a atenção dos alunos, motivando-os a lerem mais, tanto na tela quanto no papel e que as estratégias de leitura contribuem para a compreensão do texto, bem como para derrubar possíveis barreiras em relação à leitura do texto em língua inglesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.