MORANGO OU TUTTI-FRUIT? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA DO LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A GUERRA DO CHICLETE, DE MIGUEL SANCHES NETO

Autores

  • Rejane Aguiar da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Zenaide Negrão
  • Rogério Bortolin
  • Alessandra Dutra
  • Marilu Martens
  • Evandro de Melo Catelão

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.50166

Palavras-chave:

A guerra do chiclete, Letramento Literário, Sequência Básica, Literatura, Ensino.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática docente de letramento literário por meio do livro A Guerra do Chiclete, do escritor Miguel Sanches Neto (2014), com a  aplicação da sequência básica proposta por Rildo Cosson (2014) e das produções textuais do alunado decorrentes da interação com o texto literário. Especificamente, o foco da pesquisa-ação consiste na aplicação de um projeto de leitura numa turma de sexto ano do Ensino Fundamental II, objetivando sistematizar prática de leitura motivacional que gere resultados satisfatórios quanto à interpretação da obra literária. Ainda sob o ponto de vista teórico, busca-se entender as produções textuais dos estudos sociodiscursivos de Bronckart (2006) e Marcuschi (2011), e em que medida o trabalho com o texto literário pode corroborar a aquisição de múltiplas linguagens pelos discentes. Por fim, no intuito de validar a sequência didática utilizada, serão apresentadas algumas produções realizadas.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Aguiar da Silva, R., Negrão, Z., Bortolin, R., Dutra, A., Martens, M., & de Melo Catelão, E. (2017). MORANGO OU TUTTI-FRUIT? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA DO LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A GUERRA DO CHICLETE, DE MIGUEL SANCHES NETO. Revista X, 12(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.50166

Edição

Seção

Artigos para número atemático