MORANGO OU TUTTI-FRUIT? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA DO LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A GUERRA DO CHICLETE, DE MIGUEL SANCHES NETO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.50166Palabras clave:
A guerra do chiclete, Letramento Literário, Sequência Básica, Literatura, Ensino.Resumen
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática docente de letramento literário por meio do livro A Guerra do Chiclete, do escritor Miguel Sanches Neto (2014), com a aplicação da sequência básica proposta por Rildo Cosson (2014) e das produções textuais do alunado decorrentes da interação com o texto literário. Especificamente, o foco da pesquisa-ação consiste na aplicação de um projeto de leitura numa turma de sexto ano do Ensino Fundamental II, objetivando sistematizar prática de leitura motivacional que gere resultados satisfatórios quanto à interpretação da obra literária. Ainda sob o ponto de vista teórico, busca-se entender as produções textuais dos estudos sociodiscursivos de Bronckart (2006) e Marcuschi (2011), e em que medida o trabalho com o texto literário pode corroborar a aquisição de múltiplas linguagens pelos discentes. Por fim, no intuito de validar a sequência didática utilizada, serão apresentadas algumas produções realizadas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

