MORANGO OU TUTTI-FRUIT? UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA BÁSICA DO LETRAMENTO LITERÁRIO PARA A GUERRA DO CHICLETE, DE MIGUEL SANCHES NETO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.50166Palavras-chave:
A guerra do chiclete, Letramento Literário, Sequência Básica, Literatura, Ensino.Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma prática docente de letramento literário por meio do livro A Guerra do Chiclete, do escritor Miguel Sanches Neto (2014), com a aplicação da sequência básica proposta por Rildo Cosson (2014) e das produções textuais do alunado decorrentes da interação com o texto literário. Especificamente, o foco da pesquisa-ação consiste na aplicação de um projeto de leitura numa turma de sexto ano do Ensino Fundamental II, objetivando sistematizar prática de leitura motivacional que gere resultados satisfatórios quanto à interpretação da obra literária. Ainda sob o ponto de vista teórico, busca-se entender as produções textuais dos estudos sociodiscursivos de Bronckart (2006) e Marcuschi (2011), e em que medida o trabalho com o texto literário pode corroborar a aquisição de múltiplas linguagens pelos discentes. Por fim, no intuito de validar a sequência didática utilizada, serão apresentadas algumas produções realizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.