CONSIDERAÇÕES DA ABORDAGEM FUNCIONALISTA EM UM TEXTO EM PORTUGUÊS DE UM PROFESSOR JURUNA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.50132Palavras-chave:
produção de texto, abordagem funcionalista, professor indígenaResumo
Este artigo apresenta uma abordagem funcionalista nas análises de um texto em português como segunda língua, coletado em oficina de leitura e escrita na escola Kamadu, da etnia juruna, localizada em Mato Grosso-MT. A proposta de texto foi trazida por um professor indígena, que pretendia elaborar um roteiro de vídeo a ser filmado. Por tal motivo, foram feitas orientações para colaborar, ainda que por um curto período, com a alta demanda do ensino de português na escola Kamadu, com enfoque no ensino de leitura e produção de texto, visando o uso e reflexão linguística e, com isso, a preservação cultural. Nesse sentido, a linguística funcional pode contribuir para a eficácia dessa proposta por priorizar, dentre outros aspectos, o uso linguístico e contexto interacional. Para isso, foram utilizadas bibliografias sobre os juruna e escola Kamadu e sobre vertentes do funcionalismo adequadas para a análise de texto, com o objetivo de se analisar a finalidade e expressividade das escolhas linguísticas feitas por um falante de português como segunda língua.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.