MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS COMO OBJETOS DE PESQUISA

Autores

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT) Câmpus Universitário de Palmas
  • Maria Elaine Mendes Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.50094

Palavras-chave:

ensino de língua, material didático, métodos de pesquisa.

Resumo

Apresentamos uma análise comparativa de pesquisas acadêmicas sobre materiais didáticos para ensino de português como língua adicional. Focalizamos mais diretamente os seguintes aspectos investigativos: justificativa; objetivo; dados; procedimento metodológico; e resultado. Os trabalhos selecionados foram motivados por dois principais interesses: práticos, caracterizados pela produção de contribuições para a elaboração e o uso do material didático; e teóricos, caracterizados pelo discernimento da apropriação de teorias linguísticas no referido material. Este artigo se configura como referência para professores e pesquisadores atuantes no ensino de português para falantes de outras línguas. 

Biografia do Autor

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Câmpus Universitário de Palmas

Possui Licenciatura Plena em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, mestrado, doutorado em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, e pós-doutorado em Linguística Aplicada pela The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e pela Aswan University (ASWU). Durante o curso de graduação, foi bolsista de Iniciação Científica (CNPq/PIBIC) por três anos. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Tocantins - UFT, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado Acadêmico e Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras). Na graduação, leciona disciplinas na área de linguagem na Licenciatura em Pedagogia, no Campus Universitário de Palmas. Foi Bolsista de Produtividade 2F (CNPq) entre os anos 2009 e 2012. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de gramática, gêneros textuais, letramento, alfabetização, material didático,currículo, práticas de escrita, práticas de leitura e estágio supervisionado nas licenciaturas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras: Ensino de Língua e Literatura (Mestrado e Doutorado) durante quatro anos. É Segundo Secretário da Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil - ALAB (Biênio 2016-2017).

Maria Elaine Mendes, Instituto Federal Goiano, IF Goiano, Brasil.

Graduada em Letras Português/Inglês pela Faculdade de Educação Ciências e Letras de Porangatu - FECELP, atual Universidade Estadual de Goiás (1996); Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior pela UEG (Anápolis, 2000); Especialista em Língua Inglesa pelo Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica (Anápolis, 2001). Mestrado em Aconselhamento pela Florida Christian University, USA (2008). Mestre em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína (2014). Doutoranda em Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins - UFT, campus de Araguaína início 2016-1. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa e respectivas Literaturas, atuando principalmente na área de ensino de Língua Inglesa e Língua Portuguesa.

Downloads

Publicado

2017-12-17

Como Citar

Silva, W. R., & Mendes, M. E. (2017). MATERIAIS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS COMO OBJETOS DE PESQUISA. Revista X, 12(2). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i2.50094

Edição

Seção

Artigos Especiais