Open Journal Systems

O TEXTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: PRÁTICAS DE LEITURA DO GÊNERO POEMA

Talita Goulart Ferreira

Resumo


Partindo do ensino de língua portuguesa em sala de aula, essa pesquisa envolve as inquietações relacionadas ao ensino da leitura literária nas séries finais do Ensino Fundamental. Sabe-se que estimular o gosto pela leitura é papel fundamental do professor de língua materna. Despertar no aluno o prazer da leitura requer o uso de textos fascinantes que não só suscitem o seu interesse pelo texto, mas também contribuam para sua formação, criatividade e análise crítica. Escolhemos trabalhar com atividades de leitura do gênero poema. Assim, nas atividades, destacamos a leitura de poemas de Vinicius de Moraes. Para isso, elaboramos uma sequência didática, nos moldes de Cosson (2006), a ser desenvolvida, com alunos do 8º ano da rede pública, em quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. 


Palavras-chave


leitura literária, poema, gênero textual, sequência didática

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i3.50084