SUBAPROVEITAMENTO DO DICIONÁRIO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE JACAREZINHO-PR
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.49874Palavras-chave:
Lexicografia pedagógica, Dicionário, EnsinoResumo
A lexicografia pedagógica tem destacado o papel do dicionário como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem da língua. Com esse desenvolvimento da lexicografia, a questão que se levanta é: houve alguma mudança na percepção dos alunos em relação à importância do dicionário para o aprendizado da língua? O propósito deste artigo é tentar responder a essa questão. Para isso, foi proposta a aplicação de questionários junto a alunos de duas escolas públicas de ensino fundamental do município de Jacarezinho-PR. O questionário mostrou que o dicionário é pouco usado e subutilizado, ficando restrito apenas na maioria das vezes à consulta de significado e de ortografia. Isso demonstra que todo potencial do dicionário como ferramenta pedagógica deixa de ser explorado, confirmando assim a suposição de que o ensino do léxico pelo dicionário em sala de aula é insuficiente e em muitas escolas praticamente inexistente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.