SUBAPROVEITAMENTO DO DICIONÁRIO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE JACAREZINHO-PR

Autores

  • Rogério Aparecido Duarte Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Cornélio Procópio)
  • Fernando Moreno da Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Jacarezinho) http://orcid.org/0000-0002-9273-9667

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.49874

Palavras-chave:

Lexicografia pedagógica, Dicionário, Ensino

Resumo

A lexicografia pedagógica tem destacado o papel do dicionário como instrumento pedagógico no ensino e na aprendizagem da língua. Com esse desenvolvimento da lexicografia, a questão que se levanta é: houve alguma mudança na percepção dos alunos em relação à importância do dicionário para o aprendizado da língua? O propósito deste artigo é tentar responder a essa questão. Para isso, foi proposta a aplicação de questionários junto a alunos de duas escolas públicas de ensino fundamental do município de Jacarezinho-PR. O questionário mostrou que o dicionário é pouco usado e subutilizado, ficando restrito apenas na maioria das vezes à consulta de significado e de ortografia. Isso demonstra que todo potencial do dicionário como ferramenta pedagógica deixa de ser explorado, confirmando assim a suposição de que o ensino do léxico pelo dicionário em sala de aula é insuficiente e em muitas escolas praticamente inexistente.

Biografia do Autor

Rogério Aparecido Duarte, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Cornélio Procópio)

Mestre em Letras pelo Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS/UENP/CCP). Professor da rede estadual de ensino.

Fernando Moreno da Silva, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP/Campus Jacarezinho)

Mestrado/2006, Doutorado/2009 e Pós-Doutorado/2012 em Linguística (UNESP/Araraquara). Atualmente, professor do curso de Letras (Campus Jacarezinho), do Mestrado Profissional em Letras (Campus Cornélio Procópio) e Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). É líder do GruPEL-UENP (Grupo Paranaense de Estudos do Léxico). Áreas de interesse: lexicologia, onomástica, dicionários, fraseologia.

Downloads

Publicado

2017-08-08

Como Citar

Duarte, R. A., & Silva, F. M. da. (2017). SUBAPROVEITAMENTO DO DICIONÁRIO POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE JACAREZINHO-PR. Revista X, 12(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i1.49874

Edição

Seção

Artigos para número atemático