LETRAMENTO DIGITAL: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES ATRAVÉS DA TELA DO COMPUTADOR

Autores

  • Jean Michel Valandro Univates
  • Monique Izoton Univates
  • Mariane Mallmann
  • Maristela Juchum Univates

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.49496

Palavras-chave:

PALAVRAS-CHAVE, Educação, Interdisciplinaridade, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, PIBID.

Resumo

O presente trabalho visa apresentar práticas docentes mediadas pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), com o intuito de promover tarefas interdisciplinares desenvolvidas pelos estudantes que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Univates em uma escola situada na cidade de Lajeado/RS. Tendo por objetivo superar a compartimentalização do conhecimento no ambiente escolar, o trabalho dos bolsistas buscou unir diferentes disciplinas em torno de um tema comum. A prática pedagógica compreendeu o planejamento de tarefas pautadas pelos gêneros discursivos e pelo uso de tecnologias digitais. Como resultados, pode-se dizer que, para além de muitos fatores, os principais foram a mudança de visão quanto ao ensino na escola, uma vez que os alunos passaram a enxergar as disciplinas de maneira menos separada, o que indicou um avanço em direção à interdisciplinaridade no ambiente escolar e também a construção do entendimento da reescrita textual como um processo de aprendizagem e não só como uma maneira negativa de ver o erro.

Biografia do Autor

Jean Michel Valandro, Univates

Graduado em Letras - português/inglês

Monique Izoton, Univates

Graduada em Letras - português/espanhol

Mariane Mallmann

Professora Supervisora do subprojeto Interdisciplinar do Ensino Fundamental do PIBID/Univates

Maristela Juchum, Univates

Dra. Coordenadora de Área do subprojeto Interdisciplinar do Ensino Fundamental do PIBID Univates

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

Valandro, J. M., Izoton, M., Mallmann, M., & Juchum, M. (2017). LETRAMENTO DIGITAL: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES ATRAVÉS DA TELA DO COMPUTADOR. Revista X, 12(3). https://doi.org/10.5380/rvx.v12i3.49496

Edição

Seção

Artigos para número atemático