Open Journal Systems

LETRAMENTO DIGITAL: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES ATRAVÉS DA TELA DO COMPUTADOR

Jean Michel Valandro, Monique Izoton, Mariane Mallmann, Maristela Juchum

Resumo


O presente trabalho visa apresentar práticas docentes mediadas pelo uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), com o intuito de promover tarefas interdisciplinares desenvolvidas pelos estudantes que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID/Univates em uma escola situada na cidade de Lajeado/RS. Tendo por objetivo superar a compartimentalização do conhecimento no ambiente escolar, o trabalho dos bolsistas buscou unir diferentes disciplinas em torno de um tema comum. A prática pedagógica compreendeu o planejamento de tarefas pautadas pelos gêneros discursivos e pelo uso de tecnologias digitais. Como resultados, pode-se dizer que, para além de muitos fatores, os principais foram a mudança de visão quanto ao ensino na escola, uma vez que os alunos passaram a enxergar as disciplinas de maneira menos separada, o que indicou um avanço em direção à interdisciplinaridade no ambiente escolar e também a construção do entendimento da reescrita textual como um processo de aprendizagem e não só como uma maneira negativa de ver o erro.


Palavras-chave


PALAVRAS-CHAVE: Educação; Interdisciplinaridade; Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; PIBID.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v12i3.49496