DO RENASCENTISTA AO CONTEMPORÂNEO: ROMEO AND JULIET E SUA VERSÃO AO QUADRADO
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.44718Palavras-chave:
Sequência Didática, Quadrinhos, Interacionismo SociodiscursivoResumo
Segundo as Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (Paraná, 2008, p.26), os sujeitos são frutos de seu período sócio histórico. Por isso, compreendemos que o processo de ensino deve estar em consonância com as modificações sociais pelas quais passamos. Tal concepção implica repensar sobre os instrumentos de ensino, bem como a perspectiva sob a qual práticas de ensino e aprendizagem se efetivam. Somado ao exposto, há também e a necessidade de se desenvolver atividades sob uma perspectiva multisemiótica, contextualizada, que contemple gêneros textuais e artefatos tecnológicos para o ensino. Em face de tal cenário, utilizamos uma webquest para a criação de uma sequência didática, com o objetivo de promover o desenvolvimento das capacidades de linguagem dos alunos (DOLZ & SCHNEUWLY, 2004) e de contemplar as especificidades dos diferentes contextos de produção de Romeo and Juliet, de William Shakespeare, e sua versão adaptada para HQ, por Maurício de Souza e Yara Maura Silva. O presente trabalho objetiva analisar comparativamente a versão original de Romeu e Julieta e uma adaptação brasileira em HQ e descrever atividades da sequência didática subsidiadas por tal análise (BRONCKART, 2009). Concluímos que a presente proposta pode promover práticas de ensino e aprendizagem significativas.
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