DESLOCAMENTO DE CULTURA: UMA ANÁLISE DO FILME 1 FRANCO, 14 PESETAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.39952Palavras-chave:
Ensino de língua estrangeira, filme, deslocamento de culturaResumo
Este artigo apresenta uma análise do filme espanhol 1 Franco, 14 Pesetas a partir da concepção Bakhtiniana de linguagem e de três categorias de deslocamento cultural – duplicação do outro, construções híbridas e exotopia – que representam os movimentos de aproximação de uma família espanhola com a cultura suíça. A análise tem como objetivo demonstrar como a utilização de filmes no ensino de língua estrangeira pode auxiliar em uma maior compreensão da cultura do outro. A partir do encontro com a outra cultura, o aluno é levado a repensar os próprios valores e evitar generalizações e estereótipos comuns no ensino-aprendizagem de línguas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.