DESLOCAMENTO DE CULTURA: UMA ANÁLISE DO FILME 1 FRANCO, 14 PESETAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA.

Autores

  • Desiree Luise Kriegl Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.39952

Palavras-chave:

Ensino de língua estrangeira, filme, deslocamento de cultura

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do filme espanhol 1 Franco, 14 Pesetas a partir da concepção Bakhtiniana de linguagem e de três categorias de deslocamento cultural – duplicação do outro, construções híbridas e exotopia – que representam os movimentos de aproximação de uma família espanhola com a cultura suíça. A análise tem como objetivo demonstrar como a utilização de filmes no ensino de língua estrangeira pode auxiliar em uma maior compreensão da cultura do outro. A partir do encontro com a outra cultura, o aluno é levado a repensar os próprios valores e evitar generalizações e estereótipos comuns no ensino-aprendizagem de línguas.

Biografia do Autor

Desiree Luise Kriegl, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora de Inglês do Centro de Línguas e Interculturalidade da UFPR (CELIN) e do Ensino Fundamental em rede privada, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR na linha de Cultura, Escola e Ensino.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

Kriegl, D. L. (2016). DESLOCAMENTO DE CULTURA: UMA ANÁLISE DO FILME 1 FRANCO, 14 PESETAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. Revista X, 1(0.2016). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2016.39952

Edição

Seção

Artigos para número atemático