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DESCENDO OU RISING? PADRÕES ENTOACIONAIS DE PERGUNTAS TOTAIS DA LÍNGUA INGLESA E DA LÍNGUA PORTUGUESA POR FALANTES BRASILEIROS

Leonice Passarella dos Reis

Resumo


Os benefícios do ensino de pronúncia no processo de aquisição de uma língua adicional (LA) são inquestionáveis. No entanto, determinar a quantidade adequada e os aspectos da pronúncia mais relevantes para dar meios ao falante de uma LA para que se comunique de modo inteligível é não só uma necessidade, mas também um desafio.  Com o intuito de colaborar com pesquisas na área de ensino de pronúncia, este estudo investigou os padrões entoacionais de interrogativas totais neutras realizadas por cinco falantes do PB em inglês e em PB, e realizadas por um falante do inglês americano em inglês. A análise foi realizada com o uso do Praat, seguindo a notação do Sistema Métrico Autossegmental. Os resultados indicaram que os padrões entoacionais produzidos pelos falantes brasileiros incluíram padrões transferidos diretamente do PB (/LH*L%/), padrões do inglês (/L*H%/) e outros padrões sugestivos de uma língua em desenvolvimento. Além da transferência linguística, o tempo de aprendizagem e a idade de início da aprendizagem parecem ter exercido alguma influência em tais produções.

Palavras-chave


Interrogativas Totais Neutras; Língua Adicional; Transferência Linguística da L1.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34266