DESCENDO OU RISING? PADRÕES ENTOACIONAIS DE PERGUNTAS TOTAIS DA LÍNGUA INGLESA E DA LÍNGUA PORTUGUESA POR FALANTES BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2014.34266Palabras clave:
Interrogativas Totais Neutras, Língua Adicional, Transferência Linguística da L1.Resumen
Os benefícios do ensino de pronúncia no processo de aquisição de uma língua adicional (LA) são inquestionáveis. No entanto, determinar a quantidade adequada e os aspectos da pronúncia mais relevantes para dar meios ao falante de uma LA para que se comunique de modo inteligível é não só uma necessidade, mas também um desafio. Com o intuito de colaborar com pesquisas na área de ensino de pronúncia, este estudo investigou os padrões entoacionais de interrogativas totais neutras realizadas por cinco falantes do PB em inglês e em PB, e realizadas por um falante do inglês americano em inglês. A análise foi realizada com o uso do Praat, seguindo a notação do Sistema Métrico Autossegmental. Os resultados indicaram que os padrões entoacionais produzidos pelos falantes brasileiros incluíram padrões transferidos diretamente do PB (/LH*L%/), padrões do inglês (/L*H%/) e outros padrões sugestivos de uma língua em desenvolvimento. Além da transferência linguística, o tempo de aprendizagem e a idade de início da aprendizagem parecem ter exercido alguma influência em tais produções.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

