Open Journal Systems

Práticas de leitura e compreensão oral em língua inglesa: adaptação de gêneros textuais para diferentes níveis

Graziella Araujo de Oliveira LAPKOSKI, Denise Akemi HIBARINO

Resumo


A integração das habilidades de leitura, escrita, oralidade e compreensão oral são preocupações constantes do professor de Língua Inglesa. No entanto, ao adotar uma abordagem comunicativa, o professor, muitas vezes, desenvolve atividades mais voltadas para a oralidade.  Não raro, os alunos apresentam dificuldades com estratégias de leitura e durante os exercícios de compreensão oral. Desta forma, o objetivo deste relato é mostrar como é possível integrar estas duas últimas habilidades e, principalmente, compartilhar atividades baseadas em diferentes gêneros textuais (fábulas, histórias em quadrinhos, filmes, etc), adaptadas para diferentes níveis. Como conclusão, enfatizamos a importância de explorar os diferentes gêneros textuais presentes no cotidiano do aluno e do professor.

Palavras-chave


integração de habilidades, leitura, compreensão oral, elaboração de atividades, gêneros textuais

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29313