Práticas de leitura e compreensão oral em língua inglesa: adaptação de gêneros textuais para diferentes níveis

Autores

  • Graziella Araujo de Oliveira LAPKOSKI UTFPR
  • Denise Akemi HIBARINO FACEL

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29313

Palavras-chave:

integração de habilidades, leitura, compreensão oral, elaboração de atividades, gêneros textuais

Resumo

A integração das habilidades de leitura, escrita, oralidade e compreensão oral são preocupações constantes do professor de Língua Inglesa. No entanto, ao adotar uma abordagem comunicativa, o professor, muitas vezes, desenvolve atividades mais voltadas para a oralidade.  Não raro, os alunos apresentam dificuldades com estratégias de leitura e durante os exercícios de compreensão oral. Desta forma, o objetivo deste relato é mostrar como é possível integrar estas duas últimas habilidades e, principalmente, compartilhar atividades baseadas em diferentes gêneros textuais (fábulas, histórias em quadrinhos, filmes, etc), adaptadas para diferentes níveis. Como conclusão, enfatizamos a importância de explorar os diferentes gêneros textuais presentes no cotidiano do aluno e do professor.

Biografia do Autor

Graziella Araujo de Oliveira LAPKOSKI, UTFPR

Professora de Língua Inglesa na UTFPR. Mestre em Letras pela UFPR.  

Denise Akemi HIBARINO, FACEL

Professora de Língua Inglesa na FACEL. Mestre em Letras pela UFPR. 

Downloads

Como Citar

LAPKOSKI, G. A. de O., & HIBARINO, D. A. (2012). Práticas de leitura e compreensão oral em língua inglesa: adaptação de gêneros textuais para diferentes níveis. Revista X, 2. https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29313