CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS L2: COMUNIDADES DE PRÁTICA EM AMBIENTES MULTILINGUAIS/MULTICULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29305Palavras-chave:
Ensino de PLE/PL2, ensino em imersão, tarefas colaborativas, comunidades de práticaResumo
O presente artigo visa descrever o contexto de aprendizagem de português como L2 no Centro de Línguas e Interculturalidade - Celin-UFPR e investigar a relação aluno-aluno na realização de tarefas colaborativas. Esta realidade de ensino envolve grupos multilinguais/multiculturais em situação de aprendizagem em imersão, ou seja, é a aprendizagem e uso de uma língua não-nativa (para o aprendiz) dentro de fronteiras territoriais onde ela é oficial. Para desenvolver este trabalho partimos do artigo “O outro no ensino de línguas” publicado por PAIVA (2011), em que a autora diz não ser a sala de aula um paraíso colaborativo. Aplicamos uma pesquisa qualitativa junto a alguns alunos do Celin e nos apoiamos em teorias de base vygotskiana e também na descrição de comunidades de prática realizada por WENGER (2008), entre outros autores, para analisar os dados coletados.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.

