CONTEXTO DE APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS L2: COMUNIDADES DE PRÁTICA EM AMBIENTES MULTILINGUAIS/MULTICULTURAIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i0.29305Palabras clave:
Ensino de PLE/PL2, ensino em imersão, tarefas colaborativas, comunidades de práticaResumen
O presente artigo visa descrever o contexto de aprendizagem de português como L2 no Centro de Línguas e Interculturalidade - Celin-UFPR e investigar a relação aluno-aluno na realização de tarefas colaborativas. Esta realidade de ensino envolve grupos multilinguais/multiculturais em situação de aprendizagem em imersão, ou seja, é a aprendizagem e uso de uma língua não-nativa (para o aprendiz) dentro de fronteiras territoriais onde ela é oficial. Para desenvolver este trabalho partimos do artigo “O outro no ensino de línguas” publicado por PAIVA (2011), em que a autora diz não ser a sala de aula um paraíso colaborativo. Aplicamos uma pesquisa qualitativa junto a alguns alunos do Celin e nos apoiamos em teorias de base vygotskiana e também na descrição de comunidades de prática realizada por WENGER (2008), entre outros autores, para analisar os dados coletados.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

