AS DIMENSÕES DE VARIAÇÃO DAS LÍNGUAS NAS AULAS DE LÍNGUA ITALIANA EM CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: DA GRAMÁTICA À PRAGMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v3i0.27786Palavras-chave:
Pragmática, Dimensões de Variação Linguística, Língua Italiana.Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar se, além da sintaxe, da semântica e de outros pontos gramaticais, os estudantes de duas disciplinas de língua italiana da Universidade de São Paulo refletem também sobre a produção de mensagens adequadas aos vários contextos aos quais são expostos em língua italiana. A partir de um esquema proposto por Berruto (1993) para o grau de formalidade/informalidade de uma série de expressões que designam o verbo “morire” (morrer em italiano), foi feito um estudo para verificar se além de conhecerem o significado das expressões os alunos conheciam também os contextos em que tais expressões deveriam ser usadas. A partir dos resultados, foram conduzidas análises estatísticas com a utilização do software R para a validação dos dados. Comparando diretamente as médias obtidas entre as duas turmas, foi notado um aumento substancial na quantidade de expressões em conformidade com a referência de Berruto da turma que havia estudado a língua italiana por 1 ano para a turma que a havia estudado por 3 anos. Tal aumento evidencia, para a amostra considerada, a melhora da competência pragmática dos estudantes com o aumento de anos de estudo da língua.
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