DA DECODIFICAÇÃO À LEITURA CRÍTICA: por onde transita o livro didático de espanhol?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24607Palavras-chave:
leitura, letramento crítico, livro didáticoResumo
De acordo com o edital do PNLD 2012 – Ensino Médio, o livro didático deve “favorecer a formação de um leitor crítico e interativo, capaz de ultrapassar a mera decodificação de sinais explícitos”. Esse princípio nos leva a perguntar quais pressupostos teóricos deveriam fundamentar tanto a elaboração dos livros quanto sua avaliação, visto que as Orientações Curriculares para o Ensino Médio estabelecem diferenças relevantes entre leitura crítica e letramento crítico, as quais, por sua vez, implicam formas diversas de trabalho com o texto. Considerando tais diferenças, os objetivos deste artigo são: apresentar os resultados de uma análise das concepções de leitura subjacentes às atividades com textos nas três coleções didáticas de espanhol aprovadas no PNLD 2012 (El arte de leer en español, Enlaces e Síntesis) e discutir se as referidas atividades podem contribuir para o desenvolvimento do letramento crítico dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm o direito autoral sobre os trabalhos publicados pela Revista X.
A Revista X utiliza a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0 para a publicação de seus artigos.
Fica autorizada a distribuição não exclusiva dos trabalhos online em repositórios preprint e institucionais.
O estilo dos autores será mantido mesmo com as correções normativas, ortográficas, gramaticais e de diagramação durante o processo editorial.