LETRAMENTO LITERÁRIO E AVALIAÇÃO: EMPALHANDO A BORBOLETA?

Autores/as

  • Vera Helena Gomes Wielewicki Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24551

Palabras clave:

letramento literário, avaliação, literaturas de língua inglesa, formação de professores, ensino de língua inglesa

Resumen

Este trabalho discute o conceito de letramento literário como proposto por Zappone (2007) e o ensino de literaturas de língua inglesa no Brasil. Tendo em vista a preocupação do letramento literário com os contextos sociais em que esses textos são produzidos, circulam e são recebidos, discutem-se as implicações dessa abordagem para o ensino de línguas estrangeiras em ambientes escolarizados e, consequentemente, para a formação de professores. Como desdobramento dessa questão, discute-se o papel da avaliação na educação institucionalizada,  em contextos de letramento literário.

 

Biografía del autor/a

Vera Helena Gomes Wielewicki, Universidade Estadual de Maringá

Professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá. Atua na pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado), Estudos Literários, da mesma universidade. Pós-doutora em Letras Estrangeiras Modernas pela USP.

Publicado

2011-11-06

Cómo citar

Wielewicki, V. H. G. (2011). LETRAMENTO LITERÁRIO E AVALIAÇÃO: EMPALHANDO A BORBOLETA?. Revista X, 1(1.2011). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24551