LETRAMENTO LITERÁRIO E AVALIAÇÃO: EMPALHANDO A BORBOLETA?

Autores

  • Vera Helena Gomes Wielewicki Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24551

Palavras-chave:

letramento literário, avaliação, literaturas de língua inglesa, formação de professores, ensino de língua inglesa

Resumo

Este trabalho discute o conceito de letramento literário como proposto por Zappone (2007) e o ensino de literaturas de língua inglesa no Brasil. Tendo em vista a preocupação do letramento literário com os contextos sociais em que esses textos são produzidos, circulam e são recebidos, discutem-se as implicações dessa abordagem para o ensino de línguas estrangeiras em ambientes escolarizados e, consequentemente, para a formação de professores. Como desdobramento dessa questão, discute-se o papel da avaliação na educação institucionalizada,  em contextos de letramento literário.

 

Biografia do Autor

Vera Helena Gomes Wielewicki, Universidade Estadual de Maringá

Professora adjunta do Departamento de Letras da Universidade Estadual de Maringá. Atua na pós-graduação em Letras (mestrado e doutorado), Estudos Literários, da mesma universidade. Pós-doutora em Letras Estrangeiras Modernas pela USP.

Downloads

Publicado

2011-11-06

Como Citar

Wielewicki, V. H. G. (2011). LETRAMENTO LITERÁRIO E AVALIAÇÃO: EMPALHANDO A BORBOLETA?. Revista X, 1(1.2011). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.24551