Supervisão pedagógica em uma escola de idiomas: espaços de reflexão?

Autores/as

  • Francisco Carlos Fogaça Universidade Federal do Paraná
  • Telma Nunes Gimenez UEL - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.24069

Palabras clave:

modelos de supervisão, formação continuada, coordenador pedagógico, abordagem reflexiva, franquia de idiomas.

Resumen

Esta pesquisa teve por objetivo investigar possibilidades e limites da abordagem reflexiva de supervisão e de formação continuada em uma rede de franquias de ensino de inglês. A fundamentação teórica está centrada no estudo de modelos de formação de professores e de supervisão pedagógica e na abordagem reflexiva de formação docente. A pesquisa envolveu dois coordenadores pedagógicos e duas professoras, sendo analisadas oito sessões de feedback durante quatro meses. O modelo de supervisão predominante nas sessões teve características diretivas, com pouco espaço para reflexão. O estudo aponta para a necessidade de se considerar fatores institucionais na adoção da abordagem reflexiva de formação e de supervisão, para que esta não perca sua natureza transformadora.

Cómo citar

Fogaça, F. C., & Gimenez, T. N. (2010). Supervisão pedagógica em uma escola de idiomas: espaços de reflexão?. Revista X, 2(1). https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.24069

Número

Sección

Artigos para número atemático