Supervisão pedagógica em uma escola de idiomas: espaços de reflexão?
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v2i1.24069Palabras clave:
modelos de supervisão, formação continuada, coordenador pedagógico, abordagem reflexiva, franquia de idiomas.Resumen
Esta pesquisa teve por objetivo investigar possibilidades e limites da abordagem reflexiva de supervisão e de formação continuada em uma rede de franquias de ensino de inglês. A fundamentação teórica está centrada no estudo de modelos de formação de professores e de supervisão pedagógica e na abordagem reflexiva de formação docente. A pesquisa envolveu dois coordenadores pedagógicos e duas professoras, sendo analisadas oito sessões de feedback durante quatro meses. O modelo de supervisão predominante nas sessões teve características diretivas, com pouco espaço para reflexão. O estudo aponta para a necessidade de se considerar fatores institucionais na adoção da abordagem reflexiva de formação e de supervisão, para que esta não perca sua natureza transformadora.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan el copyright de todos los trabajos publicados por la Revista X.
La revista publica artículos bajo licenciamiento (Creative Commons — Atribución 4.0 Internacional — CC BY 4.0 License).
Por la presente se autoriza la distribución no exclusiva de documentos en línea en repositorios institucionales y pre-print.
El estilo de los autores se mantendrá después de las correcciones regulatorias, ortográficas, gramaticales y de diseño realizadas durante el proceso editorial.

