NOVOS LETRAMENTOS, ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NO SÉCULO XXI

Autores

  • Andrea Machado de Almeida Mattos Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.22474

Palavras-chave:

Novos Letramentos, Ensino de Língua Estrangeira, Escola Pública, Cidadania

Resumo

O mundo de hoje se transforma contínua e rapidamente, e se torna cada vez mais “tecnologizado” ou “digitalizado” (LANKSHEAR; KNOBEL, 2003, p. 155). O contato entre culturas de diferentes partes do mundo torna-se cada vez mais possível e frequente (LEMKE, 1998). A presença de culturas diferentes em nosso próprio país e em nossa própria comunidade também fica cada vez mais evidente. Como acompanhar as mudanças da nossa sociedade frente às novas tecnologias? Qual o papel da educação na formação de indivíduos nesse novo mundo? O que significa ser cidadão no mundo de hoje? Qual o papel da escola pública na formação da cidadania? Como o ensino de língua estrangeira (LE) pode interferir nesse processo? Essas e outras questões serão aqui discutidas tendo como base as noções de diversidade cultural, globalização/localização, e as teorias de Letramento Crítico.

Biografia do Autor

Andrea Machado de Almeida Mattos, Universidade Federal de Minas Gerais

Andréa Machado de Almeida Mattos é graduada em Letras-Inglês pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), possui Especialização em Língua Inglesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade de São Paulo (USP), com período de Doutorado Sanduiche pela University of Manitoba, em Winnipeg, no Canadá. É Professora da Faculdade de Letras da UFMG desde 2002.

Downloads

Publicado

2011-11-16

Como Citar

Mattos, A. M. de A. (2011). NOVOS LETRAMENTOS, ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NO SÉCULO XXI. Revista X, 1(1.2011). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.22474