NOVOS LETRAMENTOS, ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E O PAPEL DA ESCOLA PÚBLICA NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.2011.22474Palavras-chave:
Novos Letramentos, Ensino de Língua Estrangeira, Escola Pública, CidadaniaResumo
O mundo de hoje se transforma contínua e rapidamente, e se torna cada vez mais “tecnologizado” ou “digitalizado” (LANKSHEAR; KNOBEL, 2003, p. 155). O contato entre culturas de diferentes partes do mundo torna-se cada vez mais possível e frequente (LEMKE, 1998). A presença de culturas diferentes em nosso próprio país e em nossa própria comunidade também fica cada vez mais evidente. Como acompanhar as mudanças da nossa sociedade frente às novas tecnologias? Qual o papel da educação na formação de indivíduos nesse novo mundo? O que significa ser cidadão no mundo de hoje? Qual o papel da escola pública na formação da cidadania? Como o ensino de língua estrangeira (LE) pode interferir nesse processo? Essas e outras questões serão aqui discutidas tendo como base as noções de diversidade cultural, globalização/localização, e as teorias de Letramento Crítico.
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