O LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO DE INGLÊS: UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL DAS PROPOSTAS DE LEITURA
DOI:
https://doi.org/10.5380/rvx.v1i1.16616Palavras-chave:
ensino de línguasResumo
Resumo: O livro didático público de língua estrangeira do Estado do Paraná procura abordar de maneira diferenciada o ensino de língua inglesa através do uso de textos, tentando seguir uma proposta de trabalho baseada na perspectiva bakhtiniana de linguagem. Por meio deste trabalho, tenta-se demonstrar a relação entre a teoria da linguagem defendida pelo Círculo de Bakhtin e os textos presentes no livro, relacionando os aspectos interculturais e o ensino de inglês. A partir da escolha de uma unidade temática, a pesquisa analisa os textos e as atividades propostas a fim de verificar se a intenção dos autores de ensinar a língua inglesa através da perspectiva sociológica de linguagem é efetivada, demonstrando os pressupostos da teoria do Círculo e as relações presentes nas Diretrizes Curriculares de Língua Estrangeira do Estado do Paraná (2009). As Diretrizes explicitam que a língua estrangeira proporciona um espaço de construção de conhecimento e interpretações da realidade através do discurso e do contexto, e não através da decodificação de um sistema linguístico. Pensando nisso, o livro didático analisado atenderia em boa parte a proposta na qual foi concebido.
Palavras-chave: interculturalidade; leitura em língua inglesa; Círculo de Bakhtin.
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