ESTILOS DE APRENDIZAGEM: A REALIDADE DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS EM SALA DE AULA

Autores/as

  • Marcia Boëchat FERNANDES UFPR
  • Karim Siebeneicher BRITO UFPR; FAFIUV
  • Silvana POLCHLOPEK UFPR
  • THAÍS Barbosa Marochi UFPR
  • Valéria de Fátima Carvalho Vaz BONI UFPR; FAFIUV

DOI:

https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2009.13945

Palabras clave:

Estilos de aprendizagem, Interpessoal, Trabalhos em grupo.

Resumen

Este artigo relata as aplicações de um teste sobre preferências em estilos de aprendizagem em várias turmas de ensino de Inglês como língua estrangeira. A análise dos dados revela uma forte relutância, por parte dos aprendizes, em desenvolver trabalhos em grupos, o que nos conduz à reflexão sobre a aparente contradição entre a teoria e a prática de sua aplicação.

Biografía del autor/a

Marcia Boëchat FERNANDES, UFPR

Possui graduação em Língua e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979), mestrado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983) e obteve o título de Ph.D. em Lingüística pela The University of Newcastle, Austrália (1989). Também realizou o seu pós-doutorado em Neuropsicolingüística Aplicada na Université Stendhal Grenoble III, França (1997) onde desenvolveu sua Teoria Cognitiva de Reação em Cadeia na aprendizagem de línguas estrangeiras com direitos autorais em maio de 1999. Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Paraná, enquadrada no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (graduação) como também no Programa de Pós-graduação em Letras. Tem experiência na área de Lingüística e Lingüística Aplicada com ênfase em Neuropsicolingüística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: multilingüismo individual, psicologia cognitiva na aprendizagem/ aquisição e ensino de línguas estrangeiras.

Karim Siebeneicher BRITO, UFPR; FAFIUV

Doutoranda em Letras pela UFPR e mestre em Letras pela UFPR. Professora de Inglês, Português e Alemão em escolas e ensino superior há cerca de 20 anos. Áreas de interesse: multilingüismo individual, ensino/aquisição de línguas estrangeiras, gêneros textuais.

Silvana POLCHLOPEK, UFPR

Graduada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Paraná (1994) e em Educação Artística - Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná (1997). Mestre em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), atuando junto aos seguintes temas: tradução e textos jornalísticos, funcionalismo nos estudos da tradução, cultura e ensino de línguas. Possui Michigan Competency e Fluency Tests pela Universidade de Michigan/USA e curso de aperfeiçoamento pelo International English Institute-Fresno/CA-USA. Trabalha há mais de dez anos na área de ensino de língua inglesa atuando em instituições particulares de ensino e cursos extra curriculares. É membro do grupo de pesquisa TRAC - Tradução e Cultura (UFSC) desde 2004 e, atualmente, integra o quadro de professores do departamento de Letras da Universidade Federal do Paraná.

THAÍS Barbosa Marochi, UFPR

Possui mestrado em Letras pela Universidade Federal do Paraná (2005) . Atualmente é Administradora da Fundação Univ. Fed. do Paraná para o Desenv. da Ciên., da Tecnol. e da Cul., professora da Faculdade Educacional de Araucária e professora de cursos de pós-graduação da Faculdade Padre João Bagozzi. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: proficiência, teste oral, língua inglesa, avaliadores.

Valéria de Fátima Carvalho Vaz BONI, UFPR; FAFIUV

Mestre em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Línguas Estrangeiras Modernas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em TEFL - Teaching English as a Foreign Language, University of South Florida, Tampa (USA). Curso de Aperfeiçoamento em Intensive Academic English no Eckerd College, St. Petersburg, Florida (USA). Coordenadora do Colegiado de Letras (Habilitação: Português/Inglês)- FAFIUV. Professora titular de Língua Inglesa e Literatura Inglesa do Colegiado de Letras da FAFIUV. Coordenadora do Núcleo de Assessoria Pedagógica (NAP-UV). Coordenadora do Laboratório Informatizado de Língua Inglesa (FAFIUV).

Publicado

2009-12-15

Cómo citar

FERNANDES, M. B., BRITO, K. S., POLCHLOPEK, S., Marochi, T. B., & BONI, V. de F. C. V. (2009). ESTILOS DE APRENDIZAGEM: A REALIDADE DAS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS EM SALA DE AULA. Revista X, 1(0.2009). https://doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2009.13945

Número

Sección

Artigos para número atemático