Open Journal Systems

ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Greicy Bellin

Resumo


O artigo trata de estereótipos de gênero dentro do livro didático de língua estrangeira, tratando especificamente do livro American Inside Out, utilizado pelos professores de língua inglesa do Celin nos níveis pré-intermediários. O artigo faz uma breve discussão teórica sobre relações de gênero na pós-modernidade, e sobre o uso do livro didático dentro da metodologia do letramento crítico, passando a seguir para a análise do material escolhido. Esta análise se concentra não só nos estereótipos de gênero trazidos pelo livro, mas também na forma como os alunos receberam tais estereótipos, sendo capazes de refletir sobre eles e gerar debates produtivos em sala de aula.

Palavras-chave


estereótipos de gênero; ensino de língua estrangeira; livro didático

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v2i0.2008.13061