CONFLITO ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO EM GOULD, HARRIS E DAWKINS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rt.v9i2.75545Palabras clave:
Ciência, religião, ateísmo, conflito.Resumen
Um dos assuntos recorrentes do debate sobre o ateísmo é a identidade que a tese do conflito entre ciência e religião costuma ocupar no discurso. A criação e divulgação da “tese de conflito” tem respaldo nas obras neoateístas. Sendo muito importante tanto os posicionamentos mais favoráveis à religião, neste caso, temos as afirmações de Stephen Jay Gould, que luta contra os aspectos negativos da tese. Por outro lado há pensadores ateus como Sam Harris e Richard Dawkins, que estão contra as afirmações de Gould, como se a tese de conflito fosse parte importante da identicidade ateísta. Este trabalho visa pensar como os dois lados antagônicos se posicionam.
Citas
BARBOUR, Ian G. Quando a ciência encontra a religião. Tradução Paulo Salles. São Paulo: Cultrix, 2004.
DAWKINS, Richard. O rio que saía do Éden: uma visão darwinista da vida. Rio de Janeiro: Rocco, 1996.
___. Desvendando o arco-íris: ciência, ilusão e encantamento. Tradução Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
___. Deus, um delírio. Trad. de Fernanda Ravagnani. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
___. O maior espetáculo da Terra: as evidências da evolução. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
EAGLETON, Terry. A morte de Deus na cultura. Rio de Janeiro: Record, 2016.
GOULD, Stephen Jay. Pilares do tempo: ciência e religião na plenitude da vida. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2002.
JÚNIOR, José Costa. Como o modelo evolutivo de Darwin nos ajuda a entender a moralidade. Disponível em: . Acesso em 18/07/2019.
HARRIS, Sam. Carta a Uma Nação Cristã. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
___. A paisagem moral: Como a ciência pode determinar os valores humanos. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.
HARRISON, Peter. Os Territórios da ciência e da religião. Visoça: Ultimato, 2017.
MCGRATH, Alister. O Delírio de Dawkins. São Paulo: Mundo Cristão, 2007.
___. O Deus de Dawkins: genes, memes e o sentido da vida. São Paulo: Shedd, 2008.
SCRUTON, Roger, O rosto de Deus. São Paulo: É Realizações, 2015.
___. Sobre a natureza humana. Rio de Janeiro: Record, 2020.
SILVA, Rogério Fernandes da. Graças a Deus sou ateu: humor e conflito entre ciência e religião nas comunidades neoateístas do Facebook. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
STERELNY, Kim. Dawkins vs. Gould: Survival of the Fittest. Cambridge: Icon Books, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).