Redução do Efeito de Sunk Costs em Decisões de Investimentos: Uma Análise Moderada pela Reputação dos Gestores, Restrição Financeira e Estratégia Empresarial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/rcc.v16i1.89727

Palavras-chave:

Custos Irrecuperáveis, Reputação, Estratégia Prospectiva, Investimentos.

Resumo

O estudo teve o objetivo de verificar como o efeito concorde, a preocupação com a reputação e a restrição financeira influenciam os gestores nas decisões estratégicas de investimentos empresariais. Realizou-se uma pesquisa do tipo survey, com aplicação de questionários enviados via e-mail aos gestores de organizações do setor agrícola, resultando em uma amostra composta por 51 respostas. Os dados foram analisados por meio de testes de correlação de Spearman, Qui-quadrado e Kruskal-Wallis para identificar o efeito do sunk cost e associação com os perfis dos respondentes. Os resultados revelam que o efeito concorde impacta a probabilidade de continuidade dos investimentos, indicando uma incipiente mudança rumo ao comportamento racional, motivado pelos perfis dos gestores. A ausência de informações sobre os sunk costs aumenta a probabilidade de os gestores permanecerem com os investimentos, contrariando as expectativas do comportamento estratégico prospectivo. Os gestores demonstram uma baixa probabilidade de interromper investimentos mal-sucedidos, pois temem sofrer possíveis efeitos negativos sobre sua reputação. No entanto, mostraram-se propensos a descontinuar projetos com custos perdidos quando há informação sobre restrição financeira. O estudo preenche uma lacuna teórica ao explorar a redução do efeito de sunk cost no processo decisório, considerando a influência da reputação dos gestores, restrição financeira e estratégia prospectiva. Os achados contribuem não só para a reflexão sobre a qualificação dos tomadores de decisão, mas também com as discussões sobre sunk costs no processo decisório, sobretudo na gestão e estratégia de organizações para a criação de valor e manutenção de níveis de vantagem competitiva no mercado.

Biografia do Autor

Gilson Rodrigues da Silva, DOUTORANDO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (PPGCC UFPB) UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

DOUTORANDO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC UFPB

MESTRE EM CONTROLADORIA - PPGC UFRPE

Antônio André Cunha Callado, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC UFPB

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB). Graduado em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Professor titular do Departamento de Administração na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Brasil.

Renata Paes de Barros Camara, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS - PPGCC UFPB

Doutora em Engenharia Mecânica. Escola de Engenharia de São Carlos - USP, EESC - USP, Brasil.

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Publicado

2024-05-24

Como Citar

Silva, G. R. da, Callado, A. A. C., & Camara, R. P. de B. (2024). Redução do Efeito de Sunk Costs em Decisões de Investimentos: Uma Análise Moderada pela Reputação dos Gestores, Restrição Financeira e Estratégia Empresarial. RC&C. Revista De Contabilidade E Controladoria, 16(1). https://doi.org/10.5380/rcc.v16i1.89727