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Redução do Efeito de Sunk Costs em Decisões de Investimentos: Uma Análise Moderada pela Reputação dos Gestores, Restrição Financeira e Estratégia Empresarial

Gilson Rodrigues da Silva, Antônio André Cunha Callado, Renata Paes de Barros Camara

Resumo


O estudo teve o objetivo de verificar como o efeito concorde, a preocupação com a reputação e a restrição financeira influenciam os gestores nas decisões estratégicas de investimentos empresariais. Realizou-se uma pesquisa do tipo survey, com aplicação de questionários enviados via e-mail aos gestores de organizações do setor agrícola, resultando em uma amostra composta por 51 respostas. Os dados foram analisados por meio de testes de correlação de Spearman, Qui-quadrado e Kruskal-Wallis para identificar o efeito do sunk cost e associação com os perfis dos respondentes. Os resultados revelam que o efeito concorde impacta a probabilidade de continuidade dos investimentos, indicando uma incipiente mudança rumo ao comportamento racional, motivado pelos perfis dos gestores. A ausência de informações sobre os sunk costs aumenta a probabilidade de os gestores permanecerem com os investimentos, contrariando as expectativas do comportamento estratégico prospectivo. Os gestores demonstram uma baixa probabilidade de interromper investimentos mal-sucedidos, pois temem sofrer possíveis efeitos negativos sobre sua reputação. No entanto, mostraram-se propensos a descontinuar projetos com custos perdidos quando há informação sobre restrição financeira. O estudo preenche uma lacuna teórica ao explorar a redução do efeito de sunk cost no processo decisório, considerando a influência da reputação dos gestores, restrição financeira e estratégia prospectiva. Os achados contribuem não só para a reflexão sobre a qualificação dos tomadores de decisão, mas também com as discussões sobre sunk costs no processo decisório, sobretudo na gestão e estratégia de organizações para a criação de valor e manutenção de níveis de vantagem competitiva no mercado.


Palavras-chave


Custos Irrecuperáveis; Reputação; Estratégia Prospectiva; Investimentos.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v16i1.89727