Open Journal Systems

Teoria da Legitimidade: contribuições e tendências na Contabilidade a partir da literatura recente

Camila Ascari, Silvana Dalmutt Kruger, Mara Vogt, Larissa de Lima Trindade

Resumo


As organizações buscam estratégias para se legitimarem perante seus stakeholders, seja criando, mantendo ou reparando suas ações e práticas de governança corporativa. O estudo objetiva identificar as contribuições e tendências das pesquisas em Contabilidade que utilizaram como base teórica a Teoria da Legitimidade. Para isso, uma revisão sistemática de literatura de artigos científicos foi realizada nas principais bases de dados nacionais e internacionais, considerando os últimos seis anos (2016 a 2021). Os resultados demonstram como principal ponto de tendência a publicação de relatórios de sustentabilidade e do relato integrado pelas empresas. Ademais, observou-se a relação da Teoria da Legitimidade com a Teoria Institucional, Teoria da Agência, Teoria da Divulgação Voluntária e Teoria das Partes Interessadas nos estudos realizados na área contábil. Entre as abordagens da Teoria da Legitimidade destacam-se estudos com abordagem da legitimidade institucional e organizacional, bem como, pode-se destacar como contribuições e tendências  as fases de aquisição, manutenção e reparação da legitimidade. De forma geral, a pesquisa ressalta a abrangência da teoria em relação aos valores organizacionais e as boas práticas de gestão socioambiental.


Palavras-chave


Teoria da Legitimidade. Contabilidade. Evidenciação Contábil. Revisão Sistemática.

Texto completo:

PDF |127-142|

Referências


Alam, M. K. (2021). Rationality of fourth party in legitimacy theory: Shariah governance of Islamic Financial Institutions. Journal of Islamic Accounting and Business Research, 12(3), 418-438. doi: https://doi.org/10.1108/JIABR-08-2019-0154.

Arena, C., Liong, R., & Vourvachis, P. (2018). Carrot or stick: CSR disclosures by Southeast Asian companies, Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, 9(4), 422-454. doi: https://doi.org/10.1108/SAMPJ-06-2016-0037.

Artiach, T., Irvine, H., Mack, J., & Ryan, C. (2016). The legitimation processes of a new regulator: the case of the Australian charities and non-for-profits commission, Accounting, Auditing & Accountability Journal, 29(5), 802-827. doi: https://doi.org/10.1108/AAAJ-10-2014-1850.

Ashforth, B. E., & Gibbs, B. W. (1990). The Double-Edge of organizational Legitimation. Organization Science, 1(2), 177-194. doi: http://doi.org/10.1287/orsc.1.2.177.

Beske, F., Haustein, E. E., & Lorson, P.C. (2019). Materiality analysis in sustainability and integrated reports. Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, 11(1), 162-186. doi: https://doi.org/10.1108/SAMPJ-12-2018-0343.

Chedrawi, C., & Osta, S. (2017). CSR in the banking sector: A legitimacy approach to the shareholders’ and stakeholders’ debate. Marketing and Branding Research, 4(1), 280-291. doi: https://doi.org/10.33844/mbr.2017.60272.

Cooray, T., Senaratne, S., Herath, R., & Samudrage, D. N. (2021). Adoption of integrated reporting in Sri Lanka: coverage and trend. Journal of Financial Reporting and Accounting, 20(3/4), 389-415. doi: https://doi.org/10.1108/JFRA-04-2020-0116.

Cunha, D. R., & Moneva, J. M. (2018). The elaboration process of the sustainability report: A case study. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, 20, 533-549. doi: https://doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.3948.

Deegan, C. M. (2002). The legitimising effect of social and environmental disclosures – a theoretical foundation. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 15(3), 282-311. doi: https://doi.org/10.1108/09513570210435852.

Deegan, C. M. (2019). Legitimacy theory: Despite its enduring popularity and contribution, time is right for a necessary makeover. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 32(8), 2307-2329. doi: 10.1108/AAAJ-08-2018-3638.

Duff, A. (2017). Corporate social responsibility as a legitimacy maintenance strategy in the professional accountancy firm. The British Accounting Review, 49(6), 513-531. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.bar.2017.08.001.

Dumitru, M., & Guşe, R. G. (2017). The legitimacy of the international integrated reporting council. Accounting and Management Information Systems, 16(1), 30-58. doi: https://doi.org/10.24818/jamis.2017.01002

Elsayed, N., & Ammar, S. (2020). Sustainability governance and legitimisation processes: Gulf of Mexico oil spill. Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, 11(1), 253-278. doi: https://doi.org/10.1108/SAMPJ-09-2018-024.

Furtado, L. L., Antonovz, T., Correa, M. D., Silva, O. A. P., & Panhoca, L. (2019). Relação entre sustentabilidade e inovação: Uma análise da legitimidade organizacional das empresas do setor elétrico brasileiro. Revista Catarinense da Ciência Contábil, 18(1), 1-16. doi: https://doi.org/10.16930/2237-766220192807.

Gray, R., Kouhy, R., & Lavers, S. (1995). Corporate social and environmental reporting: a review of the literature and a longitudinal study of UK disclosure. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 8(2), 47-77. doi: https://doi.org/10.1108/09513579510146996.

Hummel, K., & Schlick, C. (2016). The relationship between sustainability performance and sustainability disclosure–Reconciling voluntary disclosure theory and legitimacy theory. Journal of Accounting and Public Policy, 35(5) 455-476. doi: https://doi.org/10.1016/j.jaccpubpol.2016.06.001.

Islam, M. A. (2017). Disclosures of social value creation and managing legitimacy: a case study of three global social enterprises. Australian Accounting Review, 27(3), 297-314. doi: https://doi.org/10.1111/auar.12130.

Islam, M. A., Cooper, B. J., Haque, S., & Jones, M. J. (2021). Moral versus pragmatic legitimacy and corporate anti-bribery disclosure: evidence from Australia. Accounting Forum, 46(1), 30-56. doi: https://doi.org/10.1080/01559982.2021.1925037.

Krambia-Kapardis, M. (2019). Disentangling anti-corruption agencies and accounting for their ineffectiveness. Journal of Financial Crime, 26(1), 22-35. doi: https://doi.org/10.1108/JFC-01-2018-0016.

Kuruppu, S. C., Milne, M. J., & Tilt, C. A. (2019). Gaining, maintaining and repairing organizational legitimacy: when to report and when not to report. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 32(7), 2062-2087. doI: https://doi.org/10.1108/AAAJ-03-2013-1282

Kwak, J., Zhang, Y., & Yu, J. (2019). Legitimacy building and e-commerce platform development in China: The experience of Alibaba. Technological Forecasting And Social Change, 139(1), 115-124. doi: https://doi.org/10.1016/j.techfore.2018.06.038.

Lehner, O. M., Harrer, T., & Quast, M. (2019). Building institutional legitimacy in impact investing: Strategies and gaps in financial communication and discourse. Journal of Applied Accounting Research, 20(4), 416-438. doi: https://doi.org/10.1108/JAAR-01-2018-0001

Lepistö, S., Dobroszek, J., Lepistö, L., & Zarzycka, E. (2020). Controlling outsourced management accounting to build legitimacy. Qualitative Research in Accounting & Management, 17(3), 435-463. doi: https://doi.org/10.1108/QRAM-05-2019-0062.

Maama, H. (2021). Achieving Financial Sustainability in Ghana’s Banking Sector: Is environmental, social and governance reporting contributive? Global Business Review, 1(1), 1-13. doi: https://doi.org/10.1177/09721509211044300.

Milne, M. J., & Patten, D. M. (2002). Securing organizational legitimacy: An experimental decision case examining the impact of environmental disclosures. Accounting, Auditing & Accountability Journal, 15(3), 372-405, 2002. doi: https://doi.org/10.1108/09513570210435889.

Paffarini, J., Colognese, M. M. F., & Hamel, E. H. (2017). A insuficiência da responsabilidade socioambiental empresarial na perspectiva do desenvolvimento sustentável. Direito e Desenvolvimento, 8(2), 55-75. doi: https://doi.org/10.25246/direitoedesenvolvimento.v8i2.541.

Patten, D. M. (1992). Intra-industry environmental disclosures in response to the Alaskan oil spill: a note on legitimacy theory. Accounting Organizations and Society, 17(5), 471-475. doi: https://doi.org/10.1016/0361-3682(92)90042-Q.

Patten, D. M. (2019). Seeking legitimacy. Sustainability Accounting, Management And Policy Journal, 11(6), 1009-1021. doi: https://doi.org/10.1108/SAMPJ-12-2018-0332.

Pereira, J. M. (2019). Manual de metodologia da pesquisa. (4. ed.). São Paulo: Atlas.

Sehn, L. C., Zanchet, A., & Gomes, M. (2018). Divulgação das informações ambientais pelas cooperativas agropecuárias: uma análise a partir da Teoria da Legitimidade. Informe GEPEC, 22(1), 63-82. doi: https://doi.org/10.48075/igepec.v22i1.18686.

Shahib, H. M., & Irwandi, S. A. (2016). Violation regulation of financial services authority (FSA), financial performance, and corporate social responsibility disclosure. Journal of Economics, Business, and Accountancy Ventura, 19(1), 141-154. doi: https://doi.org/10.14414/jebav.v19i1.533.

Soewarno, N., Tjahjadi, B., & Fithrianti, F. (2019). Green innovation strategy and green innovation: The roles of green organizational identity and environmental organizational legitimacy. Management Decision, 57(11), 3061-3078. doi: https://doi.org/10.1108/MD-05-2018-0563.

Suchman, M. C. (1995). Gerenciando a legitimidade: abordagens estratégicas e institucionais. Academy of Management Review, 20(3), 571-610. doi: https://doi.org/10.5465/amr.1995.9508080331.

Tachizawa, T. (2008) Gestão socioambiental: estratégias na nova era da sustentabilidade. Elsevier.

Teixeira, A. C., Rech, I. J., Zanolla, E., & Couto, M. H. A. (2021). Nível da divulgação das informações não financeiras das empresas brasileiras participantes do projeto piloto de relato integrado. Revista Contemporânea de Contabilidade, 18(46), 16-31. doi: https://doi.org/10.5007/2175-8069.2021.e62657.

Tharmini, T., & Lakshan, A. M. I. (2021). Impact of Financial Management Practices on Performance of Small and Medium Enterprises – Legitimacy Theory Perspectives. Kelaniya Journal of Management, 10(1), 43-64. doi: http://doi.org/10.4038/kjm.v10i1.7666.

Tomé, L. M. (2021). Comércio eletrônico x pandemia de coronavírus. Fortaleza: Banco do Nordeste do Brasil (Caderno Setorial ETENE), 6(178), 1-6. Recuperado em 21 novembro, 2021, de https://www.bnb.gov.br/s482-dspace/handle/123456789/908.

Voltarelli, F. R., & Zanchet, A. (2017). Divulgação de informações sociais e ambientais pela Itaipu Binacional: um estudo sob a ótica da Teoria da Legitimidade. Revista de Contabilidade da UFBA, 11(3), 4-30. doi: https://doi.org/10.9771/rc-ufba.v11i3.23868.

Vourvachis, P. Woodward, T., Woodward, D. G., & Patten, D. M. (2016). CSR disclosure in response to major airline accidents: a legitimacy-based exploration. Sustainability Accounting, Management and Policy Journal, 7(1), 26-43. doi: https://doi.org/10.1108/SAMPJ-12-2014-0080.

Yusuf, H. O., & Omoteso, K. (2016). Combating environmental irresponsibility of transnational corporations in Africa: an empirical analysis. Local Environment, 21(11), 1372-1386. doi: https://doi.org/10.1080/13549839.2015.1119812.

Zhang, Y., & Yang, F. (2021). Corporate social responsibility disclosure: responding to investors’ criticism on social media. International Journal Of Environmental Research And Public Health, 18(14), 1-27. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph18147396.

Zyznarska-Dworczak, B. (2018). Legitimacy theory in management accounting research. Problemy Zarządzania, 16(1), 195-203. doi: https://doi.org/10.7172/1644-9584.72.12.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rcc.v15i3.89242