IMPACTO DO FAIR PLAY FINANCEIRO NOS HONORÁRIOS DE AUDITORIA: UMA ANÁLISE DOS CLUBES DE FUTEBOL ESPANHÓIS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v13i1.73936Palavras-chave:
Clubes de Futebol, Fair Play Financeiro, Firmas de Auditoria, Honorários de Auditoria.Resumo
O chamado Fair Play Financeiro (FPF) não é uma ferramenta nova. A ideia de ter um conjunto de regras e medidas de controle financeiro dos clubes nasceu em 1962, na Alemanha, quando da criação da Fußball-Bundesliga, a liga nacional de clubes. No regulamento da liga constava que todos os clubes participantes deveriam apresentar equilíbrio financeiro em sua atividade, monitorado pela liga através da adoção de índices econômico-financeiros. Na Europa, o FPF entrou em vigor em 2011. Após ajustes, com medidas e punições aplicadas no cenário europeu, combatendo gastos desmedidos, o regulamento atualizado entrará em funcionamento no Brasil a partir de 2020 na Série A. Dessa forma, o presente artigo analisa se os regulamentos do Fair Play Financeiro (FPF) estabelecidos pela União das Associações Europeias de Futebol (UEFA) influenciaram os honorários de auditoria cobradas dos clubes de futebol. Além disso, explora os determinantes dos honorários de auditoria, fato que poderia antecipar os efeitos nos clubes de futebol brasileiros. Utilizamos um teste t para duas amostras com variâncias iguais para determinar se existem diferenças. Em seguida, realizamos uma regressão de dados em painel com efeitos fixos dos clubes para estimar os determinantes dos honorários de auditoria nos clubes de futebol. Nossas descobertas revelaram um aumento nos honorários após a implementação dos regulamentos do FPF. Além disso, os honorários de auditoria foram explicados pela presença de investidores estrangeiros se a empresa de auditoria era uma das Big Four e se o auditor era do sexo feminino. A alteração da regulamentação teve um impacto nos honorários de auditoria cobrados pelos auditores pelos seus serviços. No entanto, esse aumento poderá ser compensado nos próximos anos, devido à melhoria da situação financeira dos clubes; portanto, o risco dos auditores diminui e os honorários de auditoria de anos subsequentes poderiam ser reduzidos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.