Justificar e legitimar a auditoria nas sociedades: discussão teórica e análise empírica
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v10i1.54232Resumo
As teorias justificativas da auditoria, na sociedade atual, têm de ser enquadradas no contexto social e cultural, no qual este ramo do saber ocupa a função fundamental de credibilizar a informação financeira divulgada. A auditoria é, hoje, um importante mecanismo de controlo de qualquer sistema económico. Deste modo, encontrar uma teoria explicativa para a sua existência, num contexto de permanente evolução das diferentes abordagens, até agora apresentadas por autores anglo-saxónicos, é uma exigência e um desafio intelectual e contribui para dotar a auditoria de uma estrutura concetual mais apropriada e universalmente aceite. Para o efeito, efetuamos um estudo teórico das abordagens explicativas da auditoria e uma investigação empírica dirigida aos profissionais de auditoria portugueses, com o intuito de saber como é que os mesmos interpretam e explicam a existência da auditoria na sociedade. Os resultados obtidos apontam para a teoria da informação como a tese preferida pelos profissionais portugueses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.