COMPORTAMENTO DA ESTRUTURA DE CAPITAL NAS EMPRESAS TANGÍVEL E INTANGÍVEL-INTENSIVAS
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v8i3.42616Palavras-chave:
Intangível-intensivo, Tangível-intensivo, EndividamentoResumo
O objetivo deste estudo é identificar o comportamento do endividamento das empresas tangível e intangível-intensivas de capital aberto listadas na BM&FBovespa. Desta maneira, foram analisadas empresas pertencentes aos setores de telecomunicações – por ser um setor tangível-intensivo – e de consumo cíclico – setor intangível-intensivo. Trata-se de um estudo longitudinal compreendendo o período entre os anos de 2000 a 2013. As premissas existentes na literatura afirmam que empresas intangível-intensivas tendem a captar menos recursos de terceiros para financiar suas atividades se comparadas as empresas tangível-intensivas. Com o intuito de verificar o comportamento da estrutura de capital, foram analisadas o endividamento geral (EG) e o grau de intangibilidade (GI) das empresas pertencentes a amostra selecionada. Dentre os resultados, pode-se verificar que ao longo do tempo, as variações no endividamento das empresas não acompanhavam as alterações no seu grau de intangibilidade. Entretanto, encontrou-se diferenciação nos níveis de endividamento de empresas do setor intangível-intensivo e do setor tangível-intensivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de artigo implica compromisso de não submetê-lo a outro periódico e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a publicação, sem que disso resulte remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, detém todos os direitos autorais.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada a fonte.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do autor(es).
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira.