FUSÕES E AQUISIÇÕES NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DO ITAÚ-UNIBANCO NAS AÇÕES PREFERENCIAIS ITUB4
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i3.21778Palavras-chave:
Setor bancário. Fusões e aquisições. Itaú-Unibanco. Ações preferenciais.Resumo
A fusão dos bancos Itaú e Unibanco é um fato relevante no processo de desenvolvimento econômico do setor bancário brasileiro. É um marco na consolidação desse setor, a qual teve início a partir da estabilização da economia com o Plano Real. Neste artigo é apresentado um estudo sobre as variações do preço da ação preferencial do Itaú-Unibanco (ITUB4), com o objetivo de verificar se essa ação possibilitou, aos investidores, ganhos superiores à média do mercado, medida pelo índice Bovespa - IBOV. Também é apresentada uma comparação do comportamento de ITUB4 em relação à ação preferencial do Banco Bradesco - BBDC4, que é o segundo maior banco privado do Brasil. A comparação dos preços (ITUB4 e BBDC4) e da pontuação (IBOV) foi feita a partir dos valores diários de abertura, fechamento, máximo, mínimo e volume. Os valores foram comparados por meio do cálculo da correlação e do teste t, considerando alfa igual a 0,05. Os resultados obtidos mostram que as ações de ITUB4 somente permitiram resultados superiores a variação do IBOV e de BBDC4 para estratégias especulativas, caracterizadas por operações de compra e venda em curto prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem ao periódico RC&C., o direito de primeira publicação, com a obra simultaneamente licenciada sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0). Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, mesmo comercial) por qualquer pessoa.
Os autores estão autorizados a assumir contratos adicionais, separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do artigo publicada no periódico (por exemplo, publicando em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial no periódico. Além disso, os autores estão autorizados e são encorajados a distribuir seus artigos publicados on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou acadêmicos ou em páginas pessoais).