FUSÕES E AQUISIÇÕES NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO: UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DO ITAÚ-UNIBANCO NAS AÇÕES PREFERENCIAIS ITUB4
DOI:
https://doi.org/10.5380/rcc.v3i3.21778Palavras-chave:
Setor bancário. Fusões e aquisições. Itaú-Unibanco. Ações preferenciais.Resumo
A fusão dos bancos Itaú e Unibanco é um fato relevante no processo de desenvolvimento econômico do setor bancário brasileiro. É um marco na consolidação desse setor, a qual teve início a partir da estabilização da economia com o Plano Real. Neste artigo é apresentado um estudo sobre as variações do preço da ação preferencial do Itaú-Unibanco (ITUB4), com o objetivo de verificar se essa ação possibilitou, aos investidores, ganhos superiores à média do mercado, medida pelo índice Bovespa - IBOV. Também é apresentada uma comparação do comportamento de ITUB4 em relação à ação preferencial do Banco Bradesco - BBDC4, que é o segundo maior banco privado do Brasil. A comparação dos preços (ITUB4 e BBDC4) e da pontuação (IBOV) foi feita a partir dos valores diários de abertura, fechamento, máximo, mínimo e volume. Os valores foram comparados por meio do cálculo da correlação e do teste t, considerando alfa igual a 0,05. Os resultados obtidos mostram que as ações de ITUB4 somente permitiram resultados superiores a variação do IBOV e de BBDC4 para estratégias especulativas, caracterizadas por operações de compra e venda em curto prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2011 RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na RC&C. Revista de Contabilidade e Controladoria estão sujeitos aos seguintes termos:
1.1. A RC&C. Revista Contabilidade & Controladoria, através do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade do Departamento de Contabilidade - Setor de Ciências Sociais Aplicadas - Universidade Federal do Paraná, retém os direitos de propriedade (direitos autorais) dos trabalhos publicados e incentiva e permite sua reutilização sob a Licença Creative Commons 4.0 de CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0, para que possam ser copiados, utilizados, disseminados, transmitidos e exibidos publicamente, desde que:
1.1.a. A autoria e a fonte original da publicação (periódico, editora, URL e DOI do trabalho) sejam citadas.
1.1.b. Não sejam utilizados para fins comerciais ou onerosos.
1.1.c. A existência e as especificações desta licença de uso são mencionadas.
1.2. A publicação atribuirá a cada artigo um Identificador de Objeto Digital (DOI).







