Sobre a Revista

A Revista Brasileira de Pesquisa em Ensino de Física, vinculada à Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Setor Palotina, é destinada à publicação de pesquisas inéditas sobre Ensino de Física, especialmente oriundas de programas de pós-graduação. O principal objetivo do periódico é divulgar, aberta e gratuitamente, pesquisas originais e relevantes sobre Ensino de Física para toda comunidade de pesquisadores.
Sua publicação é de fluxo contínuo, de periodicidade anual e arbitrado em processo double-blind peer review. O periódico só aceitará artigos inéditos, e que não tenham sido submetidos anteriormente a outras revistas e periódicos por qualquer meio.

Todos os manuscritos devem obedecer às seguintes políticas:

Os artigos devem ser originais, com desenvolvimento teórico e metodológico a respeito do tema de cada categoria investigada, objetivando a apresentação de uma solução e/ou encaminhamento ao problema apresentado e indicar a(s) principal(ais) contribuição(ões) para a área de Ensino de Física.

Processo de Avaliação pelos pares

Os artigos submetidos para uma das 06 (seis) categorias da RBPEF serão avaliados da seguinte forma:

1ª Etapa: Desk Review: O editor Chefe ou Editores Associados farão a primeira avaliação do manuscrito com base nas diretrizes para autores, na política de ética e integridade da pesquisa, no foco e escopo da revista. Nesta etapa, os artigos serão escaneados por um software de similaridade (CopySpider).

Portanto, serão devolvidos aos autores os artigos que:

  1. configuram-se como relatos de experiência, tenham caráter prescritivo, ou se apresentem de forma tautológica;
  2. configuram-se unicamente como revisão bibliográfica;
  3. configuram-se estudos métricos descritivos sem análise aprofundada dos resultados alcançados e que não disponibilizam os dados científicos de pesquisa;
  4. declarados como revisão sistemática da literatura sem metodologia descrita de forma objetiva e completa, sem análise aprofundada dos resultados alcançados e que não disponibilizam os dados científicos de pesquisa;
  5. apresentam-se sob a forma de projeto ou relatório de pesquisa;
  6. não apresentam consistência teórica ou metodológica na pesquisa descrita;
  7. são meramente descritivos e não apresentam uma análise suficientemente aprofundada da temática que se propõe a discutir;
  8. não trazem contribuições à Área de Ensino de Física;
  9. possuem muitos erros de redação; não aplicação das normas seguidas pela revista e/ou; não estão formatados conforme template disponibilizado;
  10. não apresentam os resultados, formulações ou conclusões que apontem avanços para a temática proposta.

O tempo previsto de avaliação da etapa 1 será de até 20 (vinte) dias.

2ª Etapa: Double-blind peer review: A RBPEF adota o sistema de avaliação por pares double blind peer review e segue as seguintes diretrizes:

  1. número mínimo de avaliadores: dois. O artigo será aceito para publicação havendo dois pareceres favoráveis. Dois pareceres negativos resultam na recusa do artigo para publicação. Se um parecer for negativo e outro favorável, um terceiro árbitro será consultado para critério de desempate.
  2. tempo previsto para a conclusão desta avaliação será de até 60 (sessenta) dias.
  3. recrutamento de avaliadores via convite por parte dos editores com base na experiência e contribuições para a área de pesquisa em Ensino de Física com titulação mínima de Doutor.

Política de Acesso Livre: Esta revista fornece acesso gratuito imediato ao seu conteúdo com base no princípio de tornar a pesquisa e seus resultados disponíveis de forma gratuita aos pesquisadores da área de Ensino de Física, e ao público em geral, a fim de contribuir para a produção da ciência e sua divulgação. Assim, a RBPEF é uma revista de acesso aberto. Todos os seus conteúdos podem ser acessados livremente sem custos para os leitores ou instituições. E a revista também não cobra dos autores taxas de processamento de artigos.