A CENTRALIDADE INTRAURBANA A PARTIR DA ANÁLISE DE FRANQUIAS E FILIAIS EM CIDADES MÉDIAS

Autores

  • Heloísa Mariz Ferreira Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.5380/raega.v45i1.51346

Palavras-chave:

policentralidade, franquias, filiais, cidades médias, Presidente Prudente-SP

Resumo

No presente artigo, nosso objetivo consiste em tecer análise comparativa e relacional entre as áreas centrais de cidades médias policêntricas, em especial, Presidente Prudente, situada no Oeste do estado de São Paulo, por meio da inferência da complexidade do capital das empresas, identificada, de modo quantitativo e qualitativo, pela presença de franquias e filiais. Esta escolha se justifica pela expressiva atração de consumidores destes estabelecimentos, cujas dinâmicas são representativas de vínculos e interações espaciais com o capital externo e lógicas espaciais subjacentes, pertencentes a processos de desconcentração espacial de atividades do centro principal para novas áreas centrais e segmentação socioespacial dos espaços de consumo. De modo geral, as lógicas espaciais atinentes privilegiam áreas que correspondem a signos de modernidade, como shopping centers, e são parte do processo de reestruturação espacial, que implica em alteração do conteúdo e da relação entre centro e periferia. Entretanto, a despeito da magnitude de tais dinâmicas e processos, o centro mantem-se importante mesmo nesse quadro de policentrismo, considerando a seletividade funcional dos processos de desconcentração espacial, movimentos contrários a estes e o caráter múltiplo das práticas espaciais de consumo. Isto demanda à análise relativização das repercussões da conformação de estruturas urbanas policêntricas e da perda de importância do centro.

Biografia do Autor

Heloísa Mariz Ferreira, Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente Prudente

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da da FCT/Unesp, Campus de Presidente Prudente

Publicado

2019-01-16

Como Citar

Mariz Ferreira, H. (2019). A CENTRALIDADE INTRAURBANA A PARTIR DA ANÁLISE DE FRANQUIAS E FILIAIS EM CIDADES MÉDIAS. RAEGA - O Espaço Geográfico Em Análise, 45(1), 123–141. https://doi.org/10.5380/raega.v45i1.51346

Edição

Seção

Artigos