ESPACIALIZAÇÃO DO ÍNDICE DE CAMINHABILIDADE (IC) COMO FERRAMENTA DE PLANEJAMENTO PARAMOBILIDADE URBANA DOS BAIRROS CENTRO E BADENFURT EM BLUMENAU (SC)
DOI:
https://doi.org/10.5380/raega.v40i0.44117Palavras-chave:
mobilidade, acessibilidade, Sistema de Informações Geográficas (SIG), planejamento ambiental e urbanoResumo
Problemas de mobilidade urbana são correntes em na sociedade atual. Na cidade Blumenau (SC), no sul do Brasil, o tema tem ganhado atenção após aprovação da Lei Federal no. 12.587/2012, que institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana no Brasil. Nesse meio tempo, diversos tipos de estudos e diagnósticos têm sido realizados no sentido de mensurar e propor melhorias sobre o deslocamento de bens e pessoas, como modos coletivos e não motorizados de transporte, incluindo neste caso o caminhar. Para entender a qualidade das calçadas são utilizados índices de aferição, como o Índice de Caminhabilidade (IC). O objetivo deste estudo foi identificar e mapear o IC de dois bairros de Blumenau, em Santa Catarina. Neste estudo foi utilizado um Sistema de Informação Geográfica (SIG) para espacializar o IC nos bairros estudados, que possuem deficiências no sistema de mobilidade. A pesquisa tem caráter quantitativo, do tipo explicativa e estruturou-se em três etapas: coleta de dados em campo, mapeamento das informações e análise e discussão dos resultados. A espacialização das informações foi executada com o software ArcGIS 10.3. Encontrou-se uma média superior de IC no bairro do Centro em relação ao Badenfurt, tanto em número como em extensão de trechos. A ferramenta proposta demonstrou ser adequada, podendo ser utilizada como suporte no processo de tomada de decisão relativo ao espaço geográfico.
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