Intenção Empreendedora: Análise da Influência do Perfil Empreendedor e dos Valores Relativos Ao Trabalho

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.67002

Palabras clave:

empreendedorismo, perfil empreendedor, valores relativos ao trabalho, regressão linear, predição

Resumen

O objetivo geral do estudo foi analisar a influência do PE (Perfil Empreendedor) e dos Valores Relativos ao Trabalho (VRT) na Intenção Empreendedora (IE). Foi utilizada uma amostra de conveniência composta por 323 estudantes de uma universidade pública. Foram selecionadas escalas com evidências de validade, sendo IE (unifatorial), PE (oportunidade, persistência, eficiência, informações, planejamento, metas, controle, persuasão e rede, e VRT (autodeterminação, segurança, realização, universalismo, poder e conformidade). A média obtida pelos participantes em IE foi o ponto médio da escala (média=5,48; dp=2,61), e em todas as dimensões de PE a média obtida foi superior ao ponto médio da escala, sendo maiores para informações (média=8,36;dp=1,10) e eficiência (média=8,26;dp=1,63). Para VRT, as maiores médias foram em segurança (média=4,66; dp=0,65) e realização (média=4,64; dp=0,64). A análise de regressão múltipla mostrou que os antecedentes PE e VRT explicaram 20% da variância de IE, sendo a contribuição única oriunda das dimensões Oportunidade (β= 0,30; p= 0,000), Metas (β= 0,14; p< 0,05), Autodeterminação (β= 0,32; p< 0,05) e Poder (β= 0,17; p< 0,05), o que indica a importância desses antecedentes na predição da IE.

Biografía del autor/a

Heila Magali da Silva Veiga, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UnB, 2010), mestre em Psicologia (2000) e Psicóloga (1997) pela UnB e Administradora Pública pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU, 2017). Na esfera profissional trabalhou como consultora na área de Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional em organizações públicas, privadas e terceiro setor. Possui experiência como supervisora e tutora em Educação à Distância na UnB. Desde 2010 é professora adjunta na Universidade Federal de Uberlândia. Foi membro da comissão editorial executiva da Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia no biênio 2012-2013, e é parecerista de diferentes periódicos. É membro do Comité de Ética em Pesquisa com Seres Humanos e da Comissão de Ética Pública da UFU. Entre os temas de pesquisa destacam-se: (a) Gestão de Pessoas em Organizações Públicas e Privadas, (b) Comportamento Organizacional, (c) Empreendedorismo, Criatividade e Inovação em organizações públicas e privadas e (d) Validação de medidas. 

Pedro Afonso Cortez, Universidade São Francisco

Doutorando em Psicologia na subárea de Avaliação Psicológica na Universidade São Francisco (USF). Mestre em Psicologia na subárea de Processos Organizacionais pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela Faculdade Cidade Verde (FCV). Psicólogo com ênfase em Processos de Gestão, Psicologia Social e Clínica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Meus interesses de atuação abrangem as seguintes áreas: Empreendedorismo e Inovação; Métodos e Medidas em Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e da Saúde; Psicologia Organizacional e do Trabalho e Psicologia Social.

Publicado

2020-08-20

Cómo citar

Veiga, H. M. da S., Cortez, P. A., Miranda, B. de M., & Castro Junior, A. F. (2020). Intenção Empreendedora: Análise da Influência do Perfil Empreendedor e dos Valores Relativos Ao Trabalho. Interação Em Psicologia, 24(2). https://doi.org/10.5380/psi.v24i2.67002

Número

Sección

Relatos de Pesquisa