Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- Os autores estão cientes de que a submissão de artigo através do OJS implica sua anuência com todas as normas e condições expressas nas Diretrizes para Autores desta revista, e declaram que a submissão obedece rigorosamente a tais diretrizes.
Relatos de Pesquisa
Artigos decorrentes de investigação baseada em dados empíricos (incluindo estudos originais ou replicações). De acordo com as boas práticas da ciência aberta, quando cabível, recomendamos a disponibilização de materiais complementares, como os dados originais, protocolos detalhados de coleta de dados, protocolos detalhados de análises estatísticas, códigos de programação, protocolos de pré-registro ou outros materiais que permitam replicação e reanálise dos resultados obtidos. A disponibilização desses dados é recomendada, mas não é obrigatória. Esse tipo de artigo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).
Revisões Sistemáticas da Literatura
Artigos que apresentam análise abrangente e original da literatura, pertinente a um tema de interesse da Psicologia. Tais revisões deverão identificar lacunas, contradições, inconsistências ou relações ainda não identificadas na literatura, prescrevendo direcionamentos da produção científica a partir das características da literatura examinada, apresentando desfechos muito bem definidos. Serão aceitas apenas Revisões Sistemáticas da Literatura que tenham adotado integralmente as diretrizes PRISMA (http://www.prisma-statement.org). Revisões integrativas, narrativas, ou de outros tipos só serão aceitas a convite da equipe editorial. Esse tipo de artigo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).
Estudos Teóricos ou Históricos
Essa seção destina-se a ensaios teóricos e relatos de pesquisa teórica ou histórica, considerando estudos aprofundados acerca de temáticas teoricamente relevantes, que não se restrinjam a revisão de literatura ou comentários sobre teorias. Esse tipo de estudo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).
Estudos de Caso
Artigos que descrevem e avaliam intervenções profissionais realizadas com pessoas, grupos, instituições ou comunidades e que sejam de interesse para profissionais da Psicologia. A indicação da metodologia e das técnicas adotadas é fundamental para a avaliação da pertinência dessas contribuições. É importante que nesse tipo de texto sejam destacadas as inovações implementadas na intervenção e que seja apresentada avaliação dos resultados compatível com a intervenção. Esse tipo de artigo está limitado a 15 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).
Declaração de Direito Autoral
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a revista Interação em Psicologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, exige-se a menção à primeira publicação na revista Interação em Psicologia. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A revista Interação em Psicologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à revista Interação em Psicologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença.