Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os autores estão cientes de que a submissão de artigo através do OJS implica sua anuência com todas as normas e condições expressas nas Diretrizes para Autores desta revista, e declaram que a submissão obedece rigorosamente a tais diretrizes.

Diretrizes para Autores

LEIA ATENTAMENTE AS NORMAS ESPECIFICADAS A SEGUIR.

Os autores estão cientes de que a submissão de manuscrito por meio do OJS implica sua anuência com todas as normas e condições expressas nas Diretrizes para Autores e declaram que a submissão obedece rigorosamente a tais diretrizes.

Relatos de pesquisa, revisões críticas da literatura e estudos teóricos ou históricos estão limitados a 25 laudas, incluindo folha de rosto não identificada e referências.

Estudos de caso devem se resumir a 15 laudas, incluindo folha de rosto e referências.

São aceitas submissões em língua portuguesa, inglesa e espanhola, sendo obrigatórios os resumos em português, inglês e em espanhol (este último, apenas no caso desta ser a língua usada no manuscrito).

Relatos de Pesquisa

Artigos decorrentes de investigação baseada em dados empíricos (incluindo estudos originais ou replicações). De acordo com as boas práticas da ciência aberta, quando cabível, recomendamos a disponibilização de materiais complementares, como os dados originais, protocolos detalhados de coleta de dados, protocolos detalhados de análises estatísticas, códigos de programação, protocolos de pré-registro ou outros materiais que permitam replicação e reanálise dos resultados obtidos. A disponibilização desses dados é recomendada, mas não é obrigatória. Esse tipo de artigo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Revisões Sistemáticas da Literatura

Artigos que apresentam análise abrangente e original da literatura, pertinente a um tema de interesse da Psicologia. Tais revisões deverão identificar lacunas, contradições, inconsistências ou relações ainda não identificadas na literatura, prescrevendo direcionamentos da produção científica a partir das características da literatura examinada, apresentando desfechos muito bem definidos. Serão aceitas apenas Revisões Sistemáticas da Literatura que tenham adotado integralmente as diretrizes PRISMA (http://www.prisma-statement.org). Revisões integrativas, narrativas, ou de outros tipos só serão aceitas a convite da equipe editorial. Esse tipo de artigo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Estudos Teóricos ou Históricos

Essa seção destina-se a ensaios teóricos e relatos de pesquisa teórica ou histórica, considerando estudos aprofundados acerca de temáticas teoricamente relevantes, que não se restrinjam a revisão de literatura ou comentários sobre teorias. Esse tipo de estudo está limitado a 25 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).

Estudos de Caso

Artigos que descrevem e avaliam intervenções profissionais realizadas com pessoas, grupos, instituições ou comunidades e que sejam de interesse para profissionais da Psicologia. A indicação da metodologia e das técnicas adotadas é fundamental para a avaliação da pertinência dessas contribuições. É importante que nesse tipo de texto sejam destacadas as inovações implementadas na intervenção e que seja apresentada avaliação dos resultados compatível com a intervenção. Esse tipo de artigo está limitado a 15 páginas (incluindo título, resumo, referências e anexos).