Sonia Machado de Azevedo: uma enciclopédia de utopias entre corpo, escrita e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102570

Resumo

Esse texto propõe um diálogo sobre o impacto da persona de Sonia Machado de Azevedo na vida de dois artistas-pesquisadores. O texto nasce a partir da leitura sensível e afetiva da obra As vinte e nove cartas: Laban, um gramática poética para atores, escrita por Sonia e à luz da experiência vivida pelos autores no Núcleo de Pesquisa da Presença, coordenado por ela. A escrita se constrói como uma travessia entre memória e invenção, corpo e palavra, pedagogia e poesia. Por meio de um cotejo às cartas de Sonia e de reflexões práticas sobre o ensino de expressão corporal, o texto investiga a presença como fundamento da formação artística e humana, defendendo o corpo como território de escuta, encontro e criação.

Biografia do Autor

Leila de Noce, Universidade Federal do Paraná

Atualmente, é mestranda em Educação na Universidade Federal do Paraná e é professora de teatro na Green Book School. Entre 2021 e 2023, concluiu a especialização em Direção e Atuação na Escola Superior de Artes Célia Helena, com o projeto Mendieta: existências sobrepostas, uma pesquisa sobre a vida e obra da performer cubana Ana Mendieta, sob orientação de Sônia Machado de Azevedo. Possui graduação em Teatro pela mesma instituição (2019), onde desenvolveu o trabalho de conclusão Ser nu - Uma reflexão sobre o processo de criação de É Corpo, explorando temas como a vulnerabilidade e liberdade na criação artística.Sua trajetória profissional inclui experiências como professora de Expressão Corporal, além de diversos projetos pedagógicos relacionados ao fazer artístico em instituições como Cultura Inglesa e Stance Dual School. Ao longo de sua formação, integrou núcleos de pesquisa como o Núcleo de Pesquisa da Presença e o Núcleo Corpo-Palavra, com foco na relação entre corpo, movimento e dramaturgia. Com uma sólida base em teatro e ensino, possui interesse na interseção entre artes cênicas, expressão corporal e educação, promovendo a expressão artística como uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e coletivo.

Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná

Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP/CNPq). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau (FURB/CAPES). Licenciatura e Bacharelado em Teatro pela FURB. Professor do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR) e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras/UFPR). Pesquisador com bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

DE NOCE, Leila; GONÇALVES, Jean Carlos. Sonia Machado de Azevedo: uma enciclopédia de utopias entre corpo, escrita e educação. Personagem: Revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades, [S. l.], v. 2025, n. ZERO, 2025. DOI: 10.5380/persona.v2025iZERO.102570. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/personagem/article/view/102570. Acesso em: 24 dez. 2025.