Sonia Machado de Azevedo: uma enciclopédia de utopias entre corpo, escrita e educação
DOI:
https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102570Resumo
Esse texto propõe um diálogo sobre o impacto da persona de Sonia Machado de Azevedo na vida de dois artistas-pesquisadores. O texto nasce a partir da leitura sensível e afetiva da obra As vinte e nove cartas: Laban, um gramática poética para atores, escrita por Sonia e à luz da experiência vivida pelos autores no Núcleo de Pesquisa da Presença, coordenado por ela. A escrita se constrói como uma travessia entre memória e invenção, corpo e palavra, pedagogia e poesia. Por meio de um cotejo às cartas de Sonia e de reflexões práticas sobre o ensino de expressão corporal, o texto investiga a presença como fundamento da formação artística e humana, defendendo o corpo como território de escuta, encontro e criação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Leila de Noce, Jean Carlos Gonçalves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
