Corpo, Pesquisa, Arte e Educação

FRESTAS para epistemologias e formações outras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/persona.v2025iZERO.102549

Palavras-chave:

Rede de Pesquisa, Educação, Linguagem, Teatralidades

Resumo

O Número Zero de Personagem: revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades reúne textos de autores vinculados à Diálogos: rede internacional de pesquisa. Os leitores encontrarão escritos sobre histórico, trajetórias e modos de pesquisar e conviver em coletivos acadêmicos e/ou artísticos no Brasil, Equador, China, Índia, Portugal, Colômbia e Argentina. O presente resumo é unificado para todos os artigos, que originalmente foram escritos por perspectivas mais ensaísticas e narrativas. Ressalta-se que o formato, bem como o estilo de cada texto, nessa edição especial de lançamento da revista, corresponde ao desejo de partilha de seus autores na relação com seus pares, o que garante ao número uma amplitude diversa de práticas coletivas de pesquisa e, por consequência, de experimentar o escrever sobre elas, ao redor do mundo.

 

Biografia do Autor

Adrianne Ogêda Guedes, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado pela Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMDP) – Argentina. Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialização em Formação em Docentes universitários pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Associada da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).

Edilane Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestra pela mesma instituição – UNIRIO. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Docência na Educação Infantil (UFRJ). Pesquisadora, desde 2013, do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), pertencente ao Núcleo Infância, Natureza e Arte (NINA), vinculado à UNIRIO. Professora da Educação Básica do Município do Rio de Janeiro (Educação Infantil).

Carol Cony, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Artes da Cena (UFRJ), Mestra em Educação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bolsista FAPERJ Mestrado Nota 10, possui graduação em Licenciatura em Dança pela Faculdade Angel Vianna (2009). Foi professora substituta de dança da Escola de Educação Infantil da UFRJ, (atual Cap) . Professora de Dança da Escola de Educação Infantil Casa Monte Alegre e na Escola de Artes do Spanta. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, circo, teatro, artes e educação. Seus últimos trabalhos artísticos foram: Série de vídeo dança Dança em Pequenos Lugares (2020), Breves Danças para pequenas Telas (Série de Vídeodança criada para o Instituto Moreira Salles-2021) Mão-translação da casa pela paisagem (intervenção urbana -circense)

Michelle Dantas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro há 19 anos, ocupando atualmente a função de Diretora Adjunta de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP). Pesquisadora do Grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 

Virna Bemvenuto, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Artista, professora de Artes Visuais na Educação Básica, pesquisadora. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pelo PPGEdu/UNIRIO. Graduada em Artes Plásticas/Licenciatura pela EBA-UFRJ, com mobilidade acadêmica em Artes Visuais na UFPEL. Artista e educadora colaboradora do Projeto Desenhança. Ceramista no Kala Ateliê Tempo. Integrante do grupo de pesquisa FRESTAS: Formação e Ressignificação do Educador, Saberes, Troca, Arte e Sentidos e do Investigar o poético: ensaios metodológicos e experimentações narrativas/ UNIRIO

Vitória Bemvenuto Bonifácio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Especialista em Pedagogia Crítica da Educação Física pela EEFD/UFRJ. Bacharela em Educação Física pela UFRJ. Integrante do comitê científico do Grupo de Temático de Trabalho (GTT) Formação profissional e Mundo do Trabalho do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e integrante do Grupo de Estudos (GE) Corpo e Educação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). É Pesquisadora do/no Grupo de Pesquisa em Esporte, Corpo e Sociedade (GECOS) da EEFD/UFRJ e também é pesquisadora do/no Grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), vinculado ao Núcleo Infâncias, Natureza e Arte da UNIRIO. Interessa-se em investigar a formação de professores, na Educação e na Educação Física, e as relações entre corpo, movimento, educação e sensibilidades.

Downloads

Publicado

17-12-2025

Como Citar

OGÊDA GUEDES, Adrianne; OLIVEIRA, Edilane; CONY, Carol; DANTAS, Michelle; BEMVENUTO, Virna; BEMVENUTO BONIFÁCIO, Vitória. Corpo, Pesquisa, Arte e Educação: FRESTAS para epistemologias e formações outras. Personagem: Revista de estudos em educação, linguagem e teatralidades, [S. l.], v. 2025, n. ZERO, 2025. DOI: 10.5380/persona.v2025iZERO.102549. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/personagem/article/view/102549. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos de revisão de literatura e artigos originais