Chamada de artigos para o Dossiê Temático: Educação, Tecnologia e Comunicação – transit(ações) de um corpo expandido a partir das linguagens e pedagogias que envolvem as audiovisualidades na era digital
Para este Dossiê Temático a PERSONAGEM – Revista de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades – receberá artigos até: 30 dezembro de 2025.
O Comitê Editorial proponente deste Dossiê Temático é coordenado pelos professores doutores: Aline Vaz (PPGED-Universidade Tuiuti do Paraná/PPGCom-Universidade Tuiuti do Paraná), Cristiane Wosniak (PPGE-Universidade Federal do Paraná/PPG-CINEAV-Universidade Estadual do Paraná), Everson Luiz Oliveira Motta (PPGE-Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e Rafael José Bona (PPGE-Universidade Regional de Blumenau).
Ao refletirmos sobre a Educação imersa em uma sociedade midiática, é possível constatarmos que a onipresença das tecnologias da Comunicação, como entorno simbólico de nossas redes de sociabilidades, tem impacto nos processos de ensino e aprendizagem. Dessa maneira, as tecnologias afetam as próprias formas de criação, transcriação e consumo de materialidades audiovisuais diversas, interferindo, em consequência, nas práticas educativas em ambientes formais ou não formais. Os constantes desafios de uma aprendizagem ubíqua para a educação, tendo por protagonismo o corpo expandido e hiperconectado, acaba por nos convocar a reflexões sobre letramentos multimidiáticos, aprendizagem ubíqua e aprendizagem performática ou performativa vinculada ao estágio do aprender por/em redes conectivas digitais. A partir da perspectiva de Maria Aparecida Baccega (2003), por exemplo, ao considerar que a formação do cidadão requer habilidades críticas para interpretar os meios de comunicação e identificar seus posicionamentos ideológicos, propõe-se também investigar as práticas pedagógicas e os seus elementos articuladores – com enfoque nas audiovisualidades (cinema de ficção e não-ficção, séries, telenovelas etc.), mobilizando possíveis reflexões e criações de metodologias para democratização do acesso ao audiovisual como recurso comunicacional e ação pedagógica. Buscando aprofundar e ampliar as reflexões sobre as potencialidades dos aparatos tecnológicos, o desenvolvimento e uso acelerado da inteligência artificial (IA), as tendências da educação a distância, a virtualização do corpo, a gamificação e datificação da educação, além dos processos de criação e educação aberta, difusa e assistemática, a Personagem - Revista de Estudos em Educação, Linguagem e Teatralidades, convida pesquisadoras e pesquisadores a contribuírem para este dossiê temático.
Sugestões para as abordagens:
- A contribuição dos modelos, metodologias e experiências educativas com o uso de tecnologias digitais;
- Possíveis cenários para a Educação e a presença do corpo ciborgue em ambientes online e offline;
- A transit(ação) do corpo em ambientes de aprendizagem analógicos e digitais;
- Os processos criativos e colaborativos das redes digitais e o impacto na Educação;
- As diferentes modalidades do olhar para as pedagogias da ubiquidade;
- As mediações entre as práticas pedagógicas e as tecnologias educacionais;
- Os novos letramentos multimidiáticos no ensino e na aprendizagem;
- Alfabetização midiática e informacional – aspectos técnicos, estéticos e éticos;
- As audiovisualidades como recursos comunicacionais, práticas pedagógicas e expressão estética;
- Incentivos e modelos regulatórios para uma educação a distância (EaD);
- Modos de compreensão dos circuitos midiáticos no ensino formal;
- Educomunicação e consumo midiático;
- Propostas e Experiências transmidiáticas na Educação;
- Debates nas Humanidades Digitais sobre o uso de ferramentas e demais tecnologias de processamento de informações na Educação;
- Educação e algoritimização – debates contemporâneos;
- Possíveis diálogos entre Cinema e(m) Educação;
- A teledramaturgia brasileira como recurso comunicacional e ação pedagógica;
- A formação docente frente aos paradigmas da educação para o século XXI.
Além de artigos, o dossiê contemplará submissões nos seguintes formatos: entrevistas, ensaios, resenhas e relatos de experiências.
Todos os artigos enviados são avaliados no sistema duplo cego (peer review); e a publicação dar-se-á a partir da aprovação do mesmo por dois/duas pareceristas ad hoc.
