Em torno a desafios e a proposituras à educação filosófica na formação de professores de filosofia

Authors

  • Flávio Carvalho Professor Adjunto II da Universidade Federal de Campina Grande e Coordenador de Pesquisa e Extensão da UACS-CH.

DOI:

https://doi.org/10.5380/nesef.v6i6.54805

Keywords:

Educação Filosófica. Pedagogia do Conceito. Formação de Professores.

Abstract

Nossa discussão se ocupa, inicialmente, com questões e problemas educacionais contemporâneos, tais como o desinteresse dos estudantes pela educação escolar e a desvalorização da formação intelectual em vista das exigências do mercado de trabalho. No seguimento, discutimos acerca de um modo de educação filosófica, que oportunize um modo de vivência epistêmica e política da Filosofia e pela qual estudantes e professores vivenciem atitudes de criação e sejam autônomos na construção do saber filosófico. Na etapa final do texto, proporemos alguns posicionamentos possíveis para serem vivenciados no ambiente pedagógico pelo professor-filósofo e pelo estudante-filósofo. Não oferecemos soluções, contudo, proporemos alternativas comprometidas com a educação filosófica autônoma e criadora.

Published

2017-08-29

How to Cite

Carvalho, F. (2017). Em torno a desafios e a proposituras à educação filosófica na formação de professores de filosofia. Revista Do NESEF, 6(6). https://doi.org/10.5380/nesef.v6i6.54805