v. 5 n. 1 (2016): FILOSOFIA, ARTE E MILITÂNCIA DOCENTE

Publicado: 2017-11-24
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56499

Artigos

  • Honestidade intelectual: ética e responsabilidade do pesquisador

    Alvino Moser
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56500
  • Fotografia - Uma perspectiva ontológica em foco

    Joel Staviski
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56501
  • Nietzsche e a educação: Schopenhauer como exemplo de educador

    Luciana Vieira de Lima
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56502
  • O filme Medianeras sob a perspectiva da reificação e o ensino de Filosofia

    Gilberto Miranda Jr
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56509
  • Leminski e a inversão do pensamento clássico cartesiano

    Adriel Fonteles de Moura
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56510

Informativo NESEF

  • ECONOMIA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO NACIONAL: Historicidade e conjuntura

    Valeria Arias
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56512
  • Manifesto do Coletivo do NESEF e Organizações Civis em Defesa da Gestão Democrática da Política Educacional

    NESEF Coletivo do
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56513
  • Organizar, ocupar e resistir! O ‘lugar’ da reflexão filosófica no protagonismo dos/as estudantes-jovens paranaenses.

    Coletivo do NESEF Membros do
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56514

Opinião

  • APP-SINDICATO – DA FILANTROPIA À LUTA DE CLASSES

    Romeu Gomes de Miranda
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56515
  • Notas sobre a autonomia relativa do professor e seu cerceamento constante.

    João Wanderley Geraldi
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56517
  • A formação permanente do professor – um imperativo ético.

    Pedro Elói Rech
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56518

Resenhas

  • Educação e emancipação. Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno. Tradução Wolfang Leo Maar

    Fernanda Ribeiro de Almeida
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56519
  • Protágoras. PLATÃO. Tradução, Introdução e Notas de Ana da Piedade Elias Pinheiro

    Renata Covali Cairolli Achlei
    DOI: https://doi.org/10.5380/nesef.v5i1.56520