INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95499

Keywords:

Institucionalização, Educação a Distância, Universidade pública, Universidade Aberta do Brasil

Abstract

Este artigo analisa o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo central da pesquisa foi analisar a incorporação da modalidade EaD, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), na UFPA, e as repercussões organizacionais impostas pela adoção desse modelo de oferta para a universidade. Na metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, na qual foi realizada a pesquisa documental, onde elegeu-se como base para a análise o documento Referenciais para o processo de institucionalização da educação a distância (EaD) no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), publicado pelo MEC/Capes. A coleta dos dados se deu por meio de um questionário on-line, respondido por sete (7) cursos de graduação a distância da UFPA. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o processo de institucionalização da EaD, por meio do sistema UAB, na UFPA, provoca mudanças na organização tradicional da universidade, o que envolve problemáticas, tais como: a alteração das relações de trabalho, o esvaziamento da formação universitária e a flexibilização institucional.

Author Biographies

Fabíola Bouth Grello Kato, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará.

Professora da Universidade Federal do Pará-UFPA, vinculada ao Instituto de Ciências da Educação - ICED. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuante na linha de pesquisa Políticas Públicas Educacionais.

Amanda Oliveira de Almeida Alves, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, Pará.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPA). Doutoranda em Educação (PPGED/UFPA), na linha de pesquisa Políticas Públicas Educacionais.

References

ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, v. 25, p. 335-351, 2004.

ALVES, Amanda Oliveira de Almeida. Institucionalização da EaD, por meio do sistema UAB, nas instituições públicas de ensino superior: o caso da UFPA. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Belém, 2023.

CAMARGO, Arlete et al. Universidade Federal do Pará (UFPA): um modelo de universidade multicampi para a Amazônia. In: MOROSINI, Marilia Costa (org.). A universidade no Brasil: concepções e modelos. 2. ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, p. 143-154, 2011.

CARVALHO, Cristina Amélia; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Organizações, cultura e desenvolvimento local: a agenda de pesquisa do Observatório da Realidade Organizacional. Gestão. org, v. 10, n. 03, 2003.

CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; ARAÚJO, Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves. Educação superior no Brasil e a utilização da educação a distância como estratégia de expansão e massificação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 189-209, 2018.

CHAUÍ, Marilena. A universidade operacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 4, n. 3, 1999.

CHESNAIS, François. A globalização e o curso do capitalismo de fim-de-século. Economia e sociedade, v. 4, n. 2, p. 1-30, 1995.

FERREIRA, Marcelo; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos , v. 19, n. 2, pág. 228-242, 2015.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GOULART, Deise Mazzarella; SILVA, Sueli Maria Goulart; FERREIRA, Marcello. Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?. Pesquisa e Debate em Educação, v. 6, n. 2, p. 11-30, 2016.

GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, p. 57-63, 1995.

KATO, Fabíola B. Grello; SANTOS, SA dos; MARTINS, Tânia Barbosa. Da EaD à UAB: expansão anômala e repercussões no trabalho docente. Educação a distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2010.

LACÉ, Andréia Mello. A Universidade Aberta do Brasil (UAB): das origens na ditadura militar ao século XXI. 2014, 313p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília. Brasília, 2014.

LEITE, Selma Dias et al. Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância na UFPA. Belém: UFPA, 2010.

MANCEBO, Deise; VALE, Andréa Araujo; MARTINS, Tânia Barbosa. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista brasileira de educação, v. 20, n. 60, p. 31-50, 2015.

MARQUES, Gilberto de Souza et al. UFPA: pública e gratuita. Belém, Paka-Tatu. 2021.

RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. A gestão universitária: um estudo na UFPA, de 2001 a 2011. 2013, 290p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UFPA, Belém, 2013.

SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do ensino superior. Pro-Posições, v. 20, p. 205-222, 2009.

SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte. Regulação/avaliação da Educação Superior a distância: multiplicidade de atores institucionais, labirinto de atos oficiais e avaliação regulatória. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 99-119, 2018.

SGUISSARDI, Valdemar. Universidade no Brasil: dos modelos clássicos aos modelos de ocasião. A universidade no Brasil: concepções e modelos, v. 2, p. 275-289, 2011.

SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil?. Educação & Sociedade, v. 36, p. 867-889, 2015.

TEIXEIRA, Pedro Henrique de Melo. A uberização do trabalho docente: reconfiguração das condições e relações de trabalho mediados por plataformas digitais. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2022.

Published

2024-09-23

How to Cite

Kato, F. B. G., & Alves, A. O. de A. (2024). INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPA. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95499

Issue

Section

Articles