INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EAD NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS: ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.95499Palabras clave:
Institucionalização, Educação a Distância, Universidade pública, Universidade Aberta do BrasilResumen
Este artigo analisa o processo de institucionalização da Educação a Distância (EaD) na Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo central da pesquisa foi analisar a incorporação da modalidade EaD, por meio do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), na UFPA, e as repercussões organizacionais impostas pela adoção desse modelo de oferta para a universidade. Na metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, na qual foi realizada a pesquisa documental, onde elegeu-se como base para a análise o documento Referenciais para o processo de institucionalização da educação a distância (EaD) no Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), publicado pelo MEC/Capes. A coleta dos dados se deu por meio de um questionário on-line, respondido por sete (7) cursos de graduação a distância da UFPA. Os resultados da pesquisa evidenciaram que o processo de institucionalização da EaD, por meio do sistema UAB, na UFPA, provoca mudanças na organização tradicional da universidade, o que envolve problemáticas, tais como: a alteração das relações de trabalho, o esvaziamento da formação universitária e a flexibilização institucional.
Citas
ANTUNES, Ricardo; ALVES, Giovanni. As mutações no mundo do trabalho na era da mundialização do capital. Educação & Sociedade, v. 25, p. 335-351, 2004.
ALVES, Amanda Oliveira de Almeida. Institucionalização da EaD, por meio do sistema UAB, nas instituições públicas de ensino superior: o caso da UFPA. 150f. Dissertação (Mestrado em Educação) − Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará. Belém, 2023.
CAMARGO, Arlete et al. Universidade Federal do Pará (UFPA): um modelo de universidade multicampi para a Amazônia. In: MOROSINI, Marilia Costa (org.). A universidade no Brasil: concepções e modelos. 2. ed. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, p. 143-154, 2011.
CARVALHO, Cristina Amélia; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Organizações, cultura e desenvolvimento local: a agenda de pesquisa do Observatório da Realidade Organizacional. Gestão. org, v. 10, n. 03, 2003.
CASTRO, Alda Maria Duarte Araújo; ARAÚJO, Nataniel da Vera-Cruz Gonçalves. Educação superior no Brasil e a utilização da educação a distância como estratégia de expansão e massificação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 189-209, 2018.
CHAUÍ, Marilena. A universidade operacional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 4, n. 3, 1999.
CHESNAIS, François. A globalização e o curso do capitalismo de fim-de-século. Economia e sociedade, v. 4, n. 2, p. 1-30, 1995.
FERREIRA, Marcelo; CARNEIRO, Teresa Cristina Janes. A institucionalização da educação a distância no ensino superior público brasileiro: análise do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Educação Unisinos , v. 19, n. 2, pág. 228-242, 2015.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOULART, Deise Mazzarella; SILVA, Sueli Maria Goulart; FERREIRA, Marcello. Sistema universidade aberta do Brasil nas instituições federais de ensino superior: organizações sociais endógenas?. Pesquisa e Debate em Educação, v. 6, n. 2, p. 11-30, 2016.
GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, p. 57-63, 1995.
KATO, Fabíola B. Grello; SANTOS, SA dos; MARTINS, Tânia Barbosa. Da EaD à UAB: expansão anômala e repercussões no trabalho docente. Educação a distância: diferentes abordagens críticas. São Paulo: Xamã, 2010.
LACÉ, Andréia Mello. A Universidade Aberta do Brasil (UAB): das origens na ditadura militar ao século XXI. 2014, 313p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de Brasília. Brasília, 2014.
LEITE, Selma Dias et al. Educação sem Fronteiras na Amazônia: trajetória e perspectivas da educação a distância na UFPA. Belém: UFPA, 2010.
MANCEBO, Deise; VALE, Andréa Araujo; MARTINS, Tânia Barbosa. Políticas de expansão da educação superior no Brasil 1995-2010. Revista brasileira de educação, v. 20, n. 60, p. 31-50, 2015.
MARQUES, Gilberto de Souza et al. UFPA: pública e gratuita. Belém, Paka-Tatu. 2021.
RIBEIRO, Maria Edilene da Silva. A gestão universitária: um estudo na UFPA, de 2001 a 2011. 2013, 290p. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, UFPA, Belém, 2013.
SEGENREICH, Stella Cecília Duarte. ProUni e UAB como estratégias de EAD na expansão do ensino superior. Pro-Posições, v. 20, p. 205-222, 2009.
SEGENREICH, Stella Cecilia Duarte. Regulação/avaliação da Educação Superior a distância: multiplicidade de atores institucionais, labirinto de atos oficiais e avaliação regulatória. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 34, n. 1, p. 99-119, 2018.
SGUISSARDI, Valdemar. Universidade no Brasil: dos modelos clássicos aos modelos de ocasião. A universidade no Brasil: concepções e modelos, v. 2, p. 275-289, 2011.
SGUISSARDI, Valdemar. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil?. Educação & Sociedade, v. 36, p. 867-889, 2015.
TEIXEIRA, Pedro Henrique de Melo. A uberização do trabalho docente: reconfiguração das condições e relações de trabalho mediados por plataformas digitais. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
