DIRETRIZES E BASES PARA A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92866

Palavras-chave:

LDBEN/1996, Organização da Educação Nacional, Gestão da Educação, Direito à Educação.

Resumo

O presente ensaio tem como objetivo analisar os efeitos das alterações realizadas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996) que devem ser observados na organização e gestão da educação no Brasil. O estudo foi subsidiado por uma pesquisa documental, tendo como fontes o texto da LDBEN/1996 e os dispositivos legais que determinaram as alterações nesta Lei da Educação ao longo do período de 25 anos de sua vigência (1996-2021). Aborda-se, inicialmente, os princípios e os fins da educação nacional a serem incorporados aos deveres solidários exercidos pelo Estado e pela família na efetivação do direito à educação. Em seguida, com respaldo metodológico na Análise de Conteúdo, analisam-se os dispositivos legais que modificam, especificamente, os títulos 3º e 4º da LDBEN/1996, que referenciam os processos gestionários nos âmbitos dos sistemas de ensino e das escolas públicas. Nas conclusões realçam-se tanto os dispositivos da LDBEN que são favoráveis à marcha pela garantia do direito à educação quanto aqueles que representam evidente retrocesso em relação a esse pleito. Em face desse dado da realidade, defende-se o discernimento sobre o que efetivamente se infere da lei, no sentido de mobilizar os seus contributos progressistas na luta em defesa da educação pública na atual conjuntura do País.

Biografia do Autor

Edson Francisco de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduado em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou Pós-doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp/SP. É professor há 27 anos. Atualmente é Professor Associado da UFPE, vinculado ao Departamento de Políticas e Gestão da Educação; exerceu a chefia deste departamento no biênio 2014-2015 e atualmente exerce a chefia no biênio 2022-2024. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE; exerceu a coordenação deste Programa no biênio 2016-2018. Foi diretor estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE/PE) nos biênios 2015-2016 e 2017-2018. Foi Membro Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (NUFOPE) no biênio 2018-2020. Tem formação e experiência de pesquisa na área de Política Educacional, com ênfase nos processos de formulação, implementação e avaliação de projetos e programas educacionais, atuando principalmente nas seguintes áreas: educação inclusiva, direito à educação, e gestão da educação. Sua pesquisa atual é intitulada: ?Política de atendimento à pessoa com deficiência no Sistema Estadual de Educação de Pernambuco". 

Referências

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Publicado

2024-01-31

Como Citar

Andrade, E. F. de. (2024). DIRETRIZES E BASES PARA A ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL. Jornal De Políticas Educacionais, 18(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92866

Edição

Seção

Dossiê "Planejamento e Gestão da Educação: movimentos e perspectivas"