AS DIMENSÕES CONTEXTUAIS DA ATUAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/jpe.v18i1.92224Palabras clave:
Ciclo de Políticas, Atuação da Política, Educação Integral.Resumen
O presente estudo tem por objetivo analisar o Programa da Educação Integral do Estado da Paraíba, com foco na atuação da gestão escolar e dos professores de uma Escola Cidadã Integral Técnica – ECIT, localizada na capital paraibana. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem qualitativa com caráter exploratório, subsidiada pela pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Adotamos como referencial teórico-metodológico a abordagem do ciclo de políticas de Stephen Ball e colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994), destacando o contexto da prática, e ampliando-se as discussões das dimensões contextuais da Teoria de Atuação de Ball, Maguire e Braun (2016) para análise dos dados. De acordo com os achados da pesquisa, constatamos que a atuação do modelo de educação integral, na ECIT investigada, encontra-se limitada pela falta de condições de infraestrutura, equipamentos tecnológicos e de material didático/pedagógico, bem como a atuação das autoridades locais da rede estadual de educacional do Ensino Médio do referido estado não atende as necessidades das instituições. Apesar das restrições à prática docente, a maioria dos professores apresentam perspectivas otimistas com relação ao futuro dos jovens e constatou-se que as motivações docentes para trabalhar nessa modalidade de ensino se dão por fatores de ordem pessoal, financeira e social.
Citas
ARAÚJO, Matheus Augusto de. O urbano na produção da favela do Timbó - João Pessoa: regularizar os espaços para valorizar a cidade. 118p. São Paulo, 2014.
BALL, Stephen J. Education Reform: a Critical and Post Structural Approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-564, set.-dez. 2005.
BALL, Stephen J.; MAGUIRE, Meg.; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Trad. Janete Bridon. Ponta Grossa, 2016.
BOWE, Richard; BALL, Stephen J.; GOLD, Anne. Reforming Education & Changing Schools: Case Studies in Policy Sociology. London: Routledge, 1992.
GONSALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. 3. ed. Campinas: Alínea, 2003.
MAINARDES, Jefferson. Contribuições da Teoria da Atuação para a pesquisa em Políticas Educacionais. In: FÁVERRO, Altair Alberto; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro; CENTENARO, Junior Bufon (org.). Leituras sobre a pesquisa em Política Educacional e a Teoria da Atuação. Chapecó: Livrologia, 2022. p. 21-31.
MAINARDES, Jefferson; MARCONDES, Maria Inês. Entrevista com Stephen J. Ball: um diálogo sobre justiça social, pesquisa e política educacional. Educação & Sociedade, Campinas. v. 30, n. 106, p. 303–318, 2009.
MOURA, Sergio Andrade de. Incidência de atores privados e de processos de privatização na política educacional do estado da Paraíba. 2022, 525 F. João Pessoa, 2022.
MOURA, Elton Oliveira et al. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Revista Teias, [S.l.], v. 20, n. 56, p. 203-213, mar. 2019.
PAVEZI, Marilza. Contribuições da teoria da atuação: análise a partir de uma pesquisa sobre políticas de Educação Especial no contexto da prática. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, n. 3, p. 1-19, 2018.
PEREIRA MOTA, Paulo Henrique. escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público [Christian Laval]. Germinal: Marxismo e educação em Debate, 13(1), 670–672. 2021.
RODRIGUES, Ana Claudia da Silva. Escola Cidadã Integral: proposições curriculares para jovens do ensino médio. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 12, n. 1, p. 139-152, jan./abr. 2019.
ROSA, Sany Silva da. Uma introdução às ideias e às contribuições de Stephen J. Ball para o tema da implementação de políticas educacionais. Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa, v. 4, p. 1-17, 28 jan. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
English version:
Authors who publish at JPE agree to the following terms:
a) The authors retain the copyright and grant JPE the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the sharing of the work with recognition of its authorship and initial publication in this magazine.
b) Authors are authorized to sign additional contracts, separately, for non-exclusive distribution of the version published in JPE (for example, in institutional repositories or book chapters, with acknowledgment of their authorship and initial publication at JPE).
c) Authors are encouraged to publish and distribute the online version of the article (for example, in institutional repositories or on their personal page), considering that this can induce the science, as well as increase the impact and citations of the published article.
d) This journal provides public access to all of its content, as this allows greater visibility and reach of published articles and reviews. For more information on this approach, visit the Public Knowledge Project, a project that developed this system to improve the academic and public quality of research, distributing OJS as well as other software to support the publication system of public access to academic sources.
e) The names and e-mail addresses on this website will be used exclusively for the JPE purposes, and will not be available for other purposes.
Versión en Español
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
a) Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de primera publicación, con la obra licenciada simultáneamente bajo la Creative Commons Attribution License que permite compartir la obra con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista.
b) Los autores están autorizados a firmar acuerdos adicionales, por separado, para la distribución no exclusiva de la versión publicada en esta revista (por ejemplo, en repositorios institucionales o capítulos de libros), con reconocimiento de su autoría y publicación inicial en esta revista).
c) Se alienta a los autores a publicar y distribuir la versión en línea del artículo (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal), considerando que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y las citas del artículo publicado.
d) Esta revista brinda acceso público a todo su contenido, ya que esto permite una mayor visibilidad y alcance de los artículos y reseñas publicados. Para obtener más información sobre este enfoque, visite Public Knowledge Project, un proyecto que desarrolló este sistema para mejorar la calidad académica y pública de la investigación, distribuyendo el OJS, así como otro software para respaldar el sistema de publicación de acceso público para fuentes académicas.
e) Los nombres y direcciones de correo electrónico en este sitio serán utilizados exclusivamente para los fines de la revista, no estando disponibles para otros fines.

This work is licensed under a Creative Commons Atribution 4.0 International.
