INCIDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NA ESFERA PÚBLICA E NO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86532

Palavras-chave:

Educação Domiciliar, Direito à educação, escola pública

Resumo

O processo de institucionalização da educação domiciliar no Brasil tem suscitado polêmicas e dissensos hermenêuticos acerca de sua constitucionalidade. A partir de uma pesquisa bibliográfica e documental, enfocamos antinomias entre esta modalidade educacional, a esfera pública e o direito à educação. A análise dos documentos referenciaram-se no enfoque do tema nas  constituições brasileiras, com ênfase na ausência de regulamentação da Constituição Federal de 1988, da Lei nº 9.394/1996 e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Dentre os resultados obtidos destacam-se o caráter segregador e elitista da Educação Domiciliar; a disputa de recursos públicos para uma modalidade adversa ao caráter republicano e universal da educação pública; o caráter mercantil da produção de material didático e de assessorias privadas.

 

 

Biografia do Autor

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pela Unicamp. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolisita produtividade do CNPq.

Referências

ADRIÃO, T. M. F., & Garcia, T. de O. G. (2018). Educação a domicílio: o mercado bate à sua porta. Retratos Da Escola, 11(21), 433–446. https://doi.org/10.22420/rde.v11i21.783

ANDRADE, E. P. Educação Domiciliar: encontrando o Direito. Pro-Posições 28 (2) • May- Aug 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/S4RmdxXpsYjwZwmJLNDmPZg/?lang=pt. Acesso em: 04/06/2021

ARENDT, Hanna A condição Humana. 7ª ed. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1985.

ARRUDA E PAIVA. Educação domiciliar no Brasil: panorama frente ao cenário contemporâneo. Disponível em EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 43, p. 19-38, maio/ago. 2017. Acesso em: 01/05/2021

ASSUNÇÃO, M. Teoria geral do garantismo: considerações preliminares. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/8037/teoria-geral-do-garantismo. Acesso em Acesso em: 01/06/2021

BARBOSA, Luciane. Homeschooling no Brasil: ampliação do direito à educação ou via de privatização? Educação e sociedade, v. 37, pp.153-168, 2016

BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Cláusulas pétreas. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Celso Fernandes Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga e André Luiz Freire (coords.). Tomo: Direito Administrativo e Constitucional. Vidal Serrano Nunes Jr., Maurício Zockun, Carolina Zancaner Zockun, André Luiz Freire (coord. de tomo). 1. ed. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/21/edicao-1/clausulas-petreas

CANOTILHO, J. J. G. Constituição dirigente e vinculação do legislador: contributo para a compreensão das normas constitucionais programáticas. Reimpressão. Coimbra: Coimbra Editora, 1994. p. 169-170.

DOURADO, L.F. (Org.). PNE, políticas e gestão da educação: novas formas de organização e privatização. Brasília: Anpae, 2020.

NERI, M.C., OSÓRIO, M.C. Escola, Jornada e Pandemia. Rio de Janeiro, RJ: Fundação FVG Social. 47 páginas. Disponível em: https://www.cps.fgv.br/cps/RetornoParaEscola/. Acesso em 19-05-2022

OLIVEIRA N., RODRIGUES, F. J.; BONISSONI, N.L.A..; CADEMARTORI, D. M. L.. Teoria Garantista: O Superior Tribunal Federal e a violação de dispositivos da convenção interamericana de direitos humanos. Revista Eletrônica Direito e Política, UNIVALI, Itajaí, v.11, n.2, 2º quadrimestre de 2016. Disponível em: www.univali.br/direitoepolitica - ISSN 1980-7791.

OLIVEIRA, R.P.; BARBOSA, L.M.R. O neoliberalismo como um dos fundamentos da educação domiciliar. Pro-Posições 28 (2) May-Aug 2017Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0097 . Acesso em 12-06-2022

ROMANO, R.T. O ensino domiciliar é inconstitucional. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/88373/o-ensino-domiciliar-e-inconstitucional. Acesso em: 15/06/2021.

VASCONCELOS, M.C. C. A casa e os seus mestres: a educação doméstica como uma prática das elites no Brasil de oitocentos. 2004. Tese de Doutorado. Curso de Pós Graduação em Educação do Departamento de Educação da PUC-Rio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

TORRES, S., J. (2003). Escola e família: duas instituições em confronto? In J. Torres Santomé, J. M. Paraskeva, & M. W. Apple (Orgs.), Ventos de desescolarização. A nova ameaça à escolarização pública (pp. 15-56). Lisboa: Plátano Editora.

SILVA, M. A. da, Tiellet, M. do H., & Dan, V. L. C. (2021). A escola como espaço revelador da violência doméstica contra a criança: um estudo de caso. Cadernos De Pesquisa, 27(2). https://doi.org/10.18764/2178-2229.v28n2-2020-05

BISCEGLI,T.S. ARROYO, H. H..; N.S. HALLEY, G. M. Violência doméstica contra crianças: nível de conhecimento dos pais de crianças em escolas pública e privada. Rev Paul Pediatr 2008; 26(4):365-71. https://doi.org/10.1590/S0103-05822008000400010

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Silva, M. V. (2022). INCIDÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR NA ESFERA PÚBLICA E NO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL. Jornal De Políticas Educacionais, 16(1). https://doi.org/10.5380/jpe.v16i1.86532

Edição

Seção

Artigos