n. 43 - A IDENTIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: ANÁLISE A PARTIR DO PROINFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80370

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Educação Infantil, Proinfância

Resumo

No Brasil, o poder público municipal ainda é desafiado a oferecer o acesso ao atendimento educacional para todas as crianças pequenas com a ampliação de vagas, incorporando as dimensões do cuidado, saúde e alimentação. O presente artigo discute alguns estudos realizados sobre o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar de Educação Infantil (Proinfância), indicadores oficiais e alguns dados da implantação desse programa, no sentido de registrar essa experiência brasileira de inclusão de crianças pequenas no sistema educacional e diminuição das desigualdades históricas que marcaram a trajetória das políticas educacionais no Brasil. Além da crescente inclusão das crianças nessa etapa do ensino, as mudanças na legislação e nos documentos oficiais afirmam uma concepção de qualidade para a Educação Infantil que implica o respeito à criança como sujeito de direitos, portanto, direito a inclusão no sistema de ensino e a uma educação de qualidade. A análise dos dados de implantação do programa destaca a presença do Proinfância em todas as regiões do Brasil, em todos os estados e em mais de dois terços dos municípios. Como conclusão, o estudo aponta para a abrangência e o alcance do programa como fatores que revelam sua importância na constituição das políticas de Educação Infantil nas duas últimas décadas, no país.

Biografia do Autor

Patrícia Maria Uchôa Simões, Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco, docente e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades da FUNDAJ/UFRPE>

Marcela Pires Barbosa, Colégio APOIO

 Pedagoga. Pesquisadora do GPIEDUC - Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares/FUNDAJ.

Mariana Uchôa Simões Barbosa, Universidade de Pernambuco/UPE

 Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Práticas e Inovações em Saúde Mental da Universidade . Pesquisadora do  Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares/FUNDAJ.

Juceli Bengert Lima, FUNDAJ

Mestre em Educação pela UFCE. Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco. Vice-líder do  Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares/FUNDAJ.

Elaine Florencio Suane dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Pedagoga. Doutoranda em Educação pela UFPE. Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/Fundaj, Doutoranda em Educação pela UFPE. Pesquisadora do  Grupo de Pesquisa Infância e Educação na Contemporaneidade: reflexões interdisciplinares/FUNDAJ.

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Publicado

2021-09-10

Como Citar

Simões, P. M. U., Barbosa, M. P., Barbosa, M. U. S., Lima, J. B., & dos Santos, E. F. S. (2021). n. 43 - A IDENTIDADE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: ANÁLISE A PARTIR DO PROINFÂNCIA. Jornal De Políticas Educacionais, 15. https://doi.org/10.5380/jpe.v15i0.80370

Edição

Seção

Artigos