O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL NO CONTEXTO DAS CONSTITUIÇÕES REPUBLICANAS (1891 A 1988)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91683

Palabras clave:

Planejamento Educacional, Plano Nacional de Educação, História da Educação, Política educacional.

Resumen

Este artigo objetiva apresentar, numa perspectiva histórica, a concepção de planejamento educacional no Brasil. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, busca-se discutir a perspectiva de planos de educação presentes na Constituição de 1891 à Constituição de 1988, bem como explorar brevemente a legislação infraconstitucional correlata e os planos elaborados nesse período. A pesquisa se fundamenta, além nos documentos como os marcos legais e os planos, em trabalhos de autores como Cury (1998, 2015), Fonseca (2013), Germano (2011), Horta (1982, 1997), Saviani (2016) e outros. É mostrado um movimento de descontinuidade, fragmentação, centralização e burocratização no processo de planejamento enquanto tentativa de se constituir uma política educacional.

Biografía del autor/a

Edson Ferreira Alves, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esportes de Goiás (SEDUC)

Doutor em Educação (2020) pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação de São Luís de Montes Belos/GO e da Secretaria de Estado da Educação/GO. Linha de Pesquisa Estado, Políticas e História da Educação

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Publicado

2023-07-06

Cómo citar

Alves, E. F. (2023). O PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO BRASIL NO CONTEXTO DAS CONSTITUIÇÕES REPUBLICANAS (1891 A 1988). Jornal De Políticas Educacionais, 17(2). https://doi.org/10.5380/jpe.v17i2.91683

Número

Sección

Artigos